O time brasileiro paiN Gaming venceu a primeira de três partidas de Dota 2 contra a inteligência artificial OpenAI Five no The International, realizada na noite desta última quarta-feira. A IA desenvolvida pelo instituto de pesquisa OpenAI derrotou, no começo do mês, uma equipe de ex-jogadores, e foi levada ao principal torneio do game para tentar a sorte contra profissionais ainda na ativa.

A partida de cinco contra cinco foi disputada em condições especiais, mas com regras não tão restritivas quando às adotadas nas três batalhas do começo do mês. Essa flexibilização tornou o jogo um pouco mais complicado para a inteligência artificial, mas nem por isso os bots fizeram feio.  Segundo o The Verge, citando a cobertura feita pelo pesquisador Mike Cook, a IA foi precisa em alguns ataques e se mostrou muito boa em decisões imediatas.

O problema é que, em um “nível macro”, os robôs ainda não são capazes de fazer as melhores escolhas do jogo, muito por causa da inexperiência jogando no cenário com menos restrições. Em um momento de pressão, por exemplo, a IA começou a usar habilidades de seus heróis de forma descoordenada e também não soube como aproveitar alguns itens.

Ainda assim, como a OpenAI Five aprende as mecânicas do jogo e desenvolve novas estratégias a partir de seus erros, é provável que muitos problemas vistos na primeira partida sejam resolvidos ou ao menos minimizados na próxima. Foi assim que os bots conseguiram chegar ao ponto de ganhar partidas contra amadores e depois contra jogadores mais experientes. 

A próxima partida da equipe de bots acontece ainda nesta quinta-feira, entre as disputas oficiais das 17h e das 20h. A terceira e última está marcada para sexta-feira, no mesmo horário. Se quiser acompanhar, a transmissão acontece pelo Twitch oficial do torneio. A paiN Gaming foi eliminada ainda na fase de grupos da competição e não