A Apple pode estar prestes a entrar em uma nova categoria de produtos. De acordo com o analista de mercado Ming Chi-Kuo, da TF Securities e especializado na Apple, a empresa está se preparando para produzir “dezenas de milhões” de etiquetas eletrônicas (supostamente chamadas AirTags ou Apple Tags) até o final desde ano.

De acordo com vários rumores, as AirTags funcionarão da seguinte forma: elas serão discos circulares, que poderão ser presos a itens do dia-a-dia como um chaveiro, sua carteira, as chaves do carro, seu guarda-chuva, seu notebook, etc. Cada tag tem um identificador único, e um iPhone com o chip de localização U1 pode rastrear sua posição com precisão de centímetros, mostrando sua localização na tela do smartphone em uma interface de realidade aumentada.

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Interface das AirTags, capturada em um beta de uma futura versão do iOS. Crédito: MacRumors

Ou seja, a ideia é que com as AppleTags você nunca mais esqueça nada, nem tenha de passar meia hora tentando lembrar onde deixou seus óculos. Além de indicar a localização de um objeto, o software também poderá gerar um alerta caso o usuário e um objeto se afastem além de uma distância determinada.

O conceito é muito similar a um produto que já existe no mercado, o Tile, produzido pela Tile, Inc. A empresa produz quatro modelos de etiquetas e um app, para Android e iOS, que permite localizar os objetos ao seu redor. Nos EUA as etiquetas da Tile custam a partir de US$ 20 cada.

A expectativa é que as AirTags sejam anunciadas durante o tradicional evento da Apple no mês de setembro, quando a empresa anuncia novos iPhones, ou mesmo em um evento em março, quando se espera que a empresa anuncie um novo iPhone de baixo custo.

Fonte: 9to5Mac