A empresa de análise de mercado Sensor Tower divulgou o ranking dos jogos mais baixados de setembro de 2020 para smartphones, trazendo números impressionantes e mudanças consideráveis de posição em relação aos meses anteriores.

Liderando a lista, temos “Among Us”. O jogo da Innersloth, que traz suporte à função cross play e também está disponível para consoles e PC, atingiu 83,8 milhões de instalações confirmadas em dispositivos móveis no período.

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“Among Us” liderou o ranking de jogos mobile baixados em setembro. Imagem: Innersloth/Divulgação

A marca do título nos smartphones é 40 vezes maior do que o número que ele atingiu em setembro de 2019 – um testamento à popularidade obtida pelo jogo no último ano. Os Estados Unidos são o país onde “Among Us” foi mais baixado, com 23,2% das instalações. Em seguida vem a Índia, com 11,5%.

Mais além, nas avaliações mês a mês, “Among Us” teve alta de 356%, mantendo a sua tendência de crescimento. Em apenas um mês, o jogo subiu nove posições no ranking, ocupando o nono lugar em agosto e subindo para a liderança em setembro.

Em segundo lugar aparece “Scribble Rider”, da Voodoo, que atingiu 22,7 milhões de instalações. Aqui, a Índia liderou a alta de downloads com 15%, seguida do Brasil, com 12,4%. As posições seguintes do ranking são ocupadas, respectivamente, por “Free Fire” (da Garena), “Color Roll 3D” (da Good Job Games) e “Emoji Puzzle” (Supersonic).

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“Genshin Impact” chegou apenas no fim de setembro, mas fez tanto barulho que conseguiu entrar para o top 10 jogos mais baixados do mês. Imagem: miHoYo Technologies/Reprodução

Genshin Impact

Finalmente, vale um destaque para um estreante: “Genshin Impact”, do estúdio chinês miHoYo Technologies, foi lançado apenas em 28 de setembro, mas conseguiu chamar atenção o suficiente para assegurar o nono lugar no ranking do mês inteiro, com seis milhões de downloads. Nos primeiros seis dias de vida, o jogo gerou US$ 60 milhões de receita oriunda do consumo de microtransações por parte de seus jogadores.

Os dados da Sensor Tower, vale citar, foram coletados por meio da solução própria da empresa, chamada “Store Intelligence”. Ela estabelece um ranking de produtos analisando primariamente o volume de vendas ou, neste caso, downloads, e só então considera outros tópicos, como qualidade de tempo despendido em jogos online ou gasto de dinheiro real por parte do jogador.

Fonte: Sensor Tower