A Nintendo lançou oficialmente nesta quarta-feira, 6, “Pokémon Go”, um game de realidade aumentada para smartphones que coloca o jogador na pele de um treinador de Pokémons. Embora tenha sido lançado para Android e iOS, nem todos os dispositivos estão conseguindo rodar o jogo normalmente.

No caso do iOS, somente aparelhos da Apple registrados na Austrália. No Brasil, apenas a versão para Android está disponível, e não pela loja do Google; é preciso baixar o jogo por este link. Mas mesmo entre os smartphones com sistema do Google, alguns modelos estão tendo problemas de compatibilidade.

É o caso dos Zenfones, da taiwanesa Asus. Segundo relatos de usuários, nenhum dos aparelhos da linha consegue rodar o game normalmente. Aparentemente, o problema está ligado ao processador usado pela empresa, da Intel, enquanto a maior parte do mercado usa chips da Qualcomm ou MediaTek.

Alguns usuários também relataram problemas com outros celulares, como os da Motorola e Samsung. No entanto, esses casos parecem isolados, como algum erro no método de instalação “não-oficial” da APK. Como o jogo ainda não está completo – a versão lançada hoje é a 0.29 – é possível que esses problemas sejam resolvidos em próximas atualizações.

O Olhar Digital entrou em contato com a Asus e a Intel para tratar do assunto. A fabricante do Zenfone disse que está acompanhando o caso “de perto”, mas que não vai comentar oficialmente porque o game sequer foi lançado oficialmente no Brasil ainda.

Já por parte da Intel, não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria. Atualizaremos a nota assim que a empresa se manifestar.