Com uma técnica bem engenhosa, um novo malware tem procurado usuários de home banking no Brasil para atacar. Batizado de “Vizom”, ele se disfarça de software de videoconferência e se espalha por meio de e-mails de phishing.
Depois de se instalar no computador, o Vizom altera os atalhos dos navegadores instalados no sistema para que executem uma versão modificada do Vivaldi e carreguem seu código. Na sequência, o malware executa o navegador que o usuário tentou abrir para não levantar suspeitas.
A partir daí, o Vizom monitora os sites que o usuário acessa e notifica seus servidores de comando e controle quando detecta o acesso a um banco. Com isso, um operador remoto pode entrar em ação e ter acesso total ao computador da vítima.
Segundo especialistas, esse tipo de malware tem se tornado muito popular na América Latina e é a principal ameaça na região. No momento, o Vizom busca clientes de grandes bancos brasileiros, mas as mesmas táticas já foram usadas em outros países da América do Sul e na Europa.