Yahoo confirma que 500 milhões de contas de usuários foram roubadas

Redação22/09/2016 19h56, atualizada em 22/09/2016 20h21

20160922171949

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Rumores que circularam nesta madrugada pela imprensa internacional foram confirmados na tarde desta quinta-feira, 22. O Yahoo revelou que dados de mais de 500 milhões de contas de usuários foram roubados por criminosos.

Esse é o maior vazamento de informações sigilosas que o Yahoo já enfrentou, superando até o caso de agosto deste ano, quando um hacker foi encontrado vendendo dados de 200 milhões de usuários comprometidos desde 2012.

O novo vazamento aconteceu em 2014 e, segundo o Yahoo, pode ter sido perpetrado por um “agente patrocinado pelo Estado”. As informações roubadas, diz a empresa, incluem nomes, e-mails, telefones, datas de nascimento e até senhas criptografadas.

“A investigação em curso sugere que as informações roubadas não incluem senhas desprotegidas, dados de cartões de crédito ou informações bancárias”, esclareceu ainda a empresa. “Estamos trabalhando de perto com as autoridades para resolver este problema”, acrescentou.

O vazamento atual é tão sério que pode afetar os planos de venda do Yahoo para a Verizon. A companhia teria fechado acordo com a operadora norte-americana, mas, como o problema de segurança afeta justamente o negócio que está em jogo, pode ser que haja algum desconto no valor final — que gira em torno dos US$ 4,8 bilhões.

Via Recode

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital