Relatos de acessos indevidos em contas da Nintendo começaram a surgir na internet no último domingo (19). Ainda não se sabe ao certo se existe uma falha de segurança nos sistemas da empresa ou se contas estão sendo atacadas, mas considere mudar sua senha, principalmente se tiver um cartão de crédito cadastrado.
Uma das primeiras pessoas a relatar o problema foi o jornalista de games Jack Parsons, em sua conta no Twitter. “Suspeito que a Nintendo tenha sofrido uma grave brecha de segurança”, escreveu ele. “Minha conta foi acessada várias vezes durante a noite. Minha senha é uma string única e meu PC está definitivamente limpo”. O histórico de acessos à conta pode ser consultado neste site.
I suspect Nintendo may have had a major security breach. My account was accessed numerous times overnight.
My password is a unique string and my PC is definitely clean (not that I ever login via it).
Lots of similar reports on Reddit/twitter.
Unlink PayPal & enable 2FA folks!
— Pixelpar (@pixelpar) April 19, 2020
O mesmo problema foi relatado na noite seguinte, pelo jornalista Ron Amadeo. Em seu caso, ele recebeu um email automático dizendo que um login foi realizado por meio do Mozilla Firefox, o que, segundo ele, não faria sentido, visto que ele não possui o navegador instalado em nenhum de seus dispositivos e todos os seus consoles da Nintendo estão “juntando poeira”.
Em todo caso, é recomendável trocar sua senha, ainda mais se usar a mesma combinação para outras plataformas ou se possuir um cartão de crédito vinculado, ou mesmo se não muda a senha há muito tempo. É uma medida simples que pode impedir que alguém compre jogos ou itens em seu nome sem que você perceba.
Além disso, a Nintendo possui o recurso de verificação em duas etapas, que previne o acesso não autorizado. Com ele, é necessário digitar um código único de seis dígitos, além da própria senha, para ter acesso. O código pode ser cadastrado em aplicativos, como o Google Authenticator.
Em resposta ao Eurogamer, a Nintendo disse que está ciente dos relatos de acessos indevidos a determinadas contas e está investigando o caso.
Via: Tecnoblog