A Oral-B lançou na última sexta-feira (25) uma escova de dentes com inteligência artificial. A Oral-B Genius X 10000 usa a inteligência artificial para ajudar o usuário a melhorar sua escovação. Ela se conecta ao celular utilizando Bluetooth.
Para utilizar o produto, basta baixar um aplicativo. Com ele, a escova estará conectada e, quando começar a escovação, o app irá mostrar um guia de onde escovar em seguida, além de mostrar o tempo de escovação do usuário.
De acordo com a Oral-B, o dispositivo usa sensores para detectar quando o usuário está aplicando muita pressão ou não escovando corretamente um determinado ponto. Esses sensores então mandam essas informações para o aplicativo. O app utiliza esses dados e o “Algorítmo de IA Genius X” para avaliar sua escovação e dizer onde e como melhorar.
Disponível por US$ 220, pode ser encontrada no Brasil por, no mínimo, R$ 1.100. No entanto, esta não é a primeira escova de dentes conectada feita pela Oral-B. Em 2014, a empresa lançou uma escova de dentes que podia ser personalizada por um dentista, com conselhos pessoais sobre seu uso, e ativada via Bluetooth. A linha Genius foi lançada em 2016, mas os modelos anteriores precisavam da câmera do celular para acompanhar a escovação. Isso quer dizer que era necessário ficar em frente a um espelho, com a câmera ligada, para que a escova enviasse as dicas ao aplicativo.
Escovas similares à Genius X já estão no mercado há anos, oferecidas por empresas como Kolibree e Philips Sonicare. A primeira inclusive transformava a escovação em um jogo. Um produto da Onvi era capaz de fazer uma livestream durante a escovação. Tal qual a Genius X, todas são relativamente caras.
Alguns consumidores já adquiriram a Genius X 10000, e as análises são positivas. Um review feito na por um leitor da Forbes elogiou o quão bem o aplicativo rastreia a posição da escova dentro da boca. Existem, inclusive, vídeos no YouTube com reviews do produto. Um usuário fez um vídeo de 25 minutos sobre a escova elétrica.
Fonte: The Verge