Instagram bloqueia empresa de marketing que rastreou usuários

A Hyp3r teria salvo Stories e gravado locais onde as postagens foram feitas para posteriormente exibir anúncios relacionados
Equipe de Criação Olhar Digital08/08/2019 12h28

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Publieditorial

As preocupações de segurança do Facebook se estenderam para o Instagram e a empresa de marketing Hyp3r está sendo retirada da plataforma. O Business Insider descobriu que a agência estava coletando grandes quantidades de dados dos usuários, violando as regras. A Hyp3r supostamente explorou um “lapso de segurança” que permitiu coletar o local específico de milhares de postagens públicas. Ela também teria violado os termos de serviço, salvando Histórias públicas e fazendo scraping (coleta automatizada de informações em uma página) dos dados de perfis, incluindo bios e seguidores.

A empresa não coletou nenhuma informação particular. No entanto, isso ainda resultou em perfis detalhados de usuários que não tinham autorizado o compartilhamento de informações, o que poderia deixar as pessoas desconfortáveis e levar a anúncios segmentados e comentários surpresos de proprietários de locais. As regras do Facebook proíbem especificamente o uso de “meios automatizados” para coletar dados sem aprovação explícita do usuário.

Além disso, a Business Insider alegou que a Hyp3r ignorou as mudanças de privacidade feitas pelo Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica. Embora aceitasse publicamente restrições sobre ferramentas de localização e outros recursos, ela desenvolveu de forma privada um sistema que poderia contornar tais restrições e colher informações de localização dos usuários do Instagram de qualquer maneira. A empresa supostamente continuou a fazer engenharia reversa de um framework do Instagram que havia sido desativado após o caso da Cambridge Analytica.

Em um comunicado, o diretor da Hyp3r, Carlos Garcia, afirmou que seu sistema de marketing era ‘compatível com os regulamentos de privacidade do consumidor e com os Termos de Serviços da rede social’. Ele também afirmou que a empresa nunca viu conteúdo privado, embora isso não seja inteiramente verdade quando a empresa pode visualizar as histórias após o período normal de 24 horas (se não forem salvas nos destaques).

O Facebook também tomou medidas para evitar o scraping de dados semelhantes. Embora a iniciativa seja bem-vinda pelos defensores da privacidade, ela também ilustra possíveis deficiências nas políticas do Facebook. O site social havia incluído o Hyp3r como parte de sua lista de parceiros de marketing confiáveis. Embora o Instagram revise regularmente esses parceiros, ele provavelmente não prestou muita atenção ao comportamento da Hyp3r.

Via: Engadget