O Google anunciou na última quinta-feira (12) que realizou mudanças em seus algoritmos com o objetivo de beneficiar nas buscas reportagens com conteúdo original. Richard Gingras, vice-presidente de Notícias do Google, foi quem revelou essas informações em um artigo no blog da empresa.
De acordo com Gingras: “Algumas notícias podem ser cruciais por seu impacto, e difíceis de apurar, exigindo dos repórteres profundas investigações para revelar fatos e fontes. Essa é uma das razões pelas quais buscamos apoiar o trabalho do setor.”
Essas modificações pretendem dar destaque para veículos de imprensa que são conhecidos pela qualidade de suas reportagens. Além disso, a postagem declara que uma das métricas usadas para classificar um conteúdo será a quantidade de prêmios que a publicação já ganhou.
Gingras justificou a adoção dessa métrica falando que, se um veículo ganhou diversos prêmios jornalísticos e possui uma reputação alta por conta de suas reportagens originais, ele apresenta “fortes evidências de reputação positiva.”
Em uma entrevista ao The New York Times, Gingras reconheceu que a mudança era do próprio interesse do Google. “Fazemos tudo para continuar a ganhar e manter a confiança de nossos usuários”, disse ele. Ainda não se sabe como essas mudanças vão afetar veículos menores ou locais que não possuem prêmios de prestígio.
Via: BoingBoing