A partir de janeiro, você poderá começar a receber avisos de segurança do Google Chrome, mas é por um bom motivo. O navegador começará a alertar quando sites transmitem as suas senhas e informações mais sensíveis como dados bancários pela internet sem o devido cuidado.
É parte de uma visão mais ampla do Google de favorecer sites que contam com criptografia HTTPS. O buscador já leva em conta o fato de um site criptografar ou não o tráfego na hora de determinar como ele aparece nos resultados das pesquisas, e agora o Chrome vai alertar quando os dados estão sendo transmitidos de forma desprotegida por um site.
A ideia é que mais sites adotem o HTTPS o quanto antes, como forma de preservar e melhorar a privacidade e a segurança na web. O Chrome quer aproveitar sua influência com centenas de milhões de usuários de seu navegador para promover esta proposta.
Assim, a partir da versão 56 do Chrome, programada para lançamento em janeiro de 2017, o navegador exibirá um alerta de “inseguro” em sites que não protegem senhas ou informações de cartão de crédito corretamente.
“Atualmente, o Chrome indica conexões HTTP com um indicador neutro. Isso não reflete a verdadeira falta de segurança em conexões HTTP”, diz Emily Schechter, membra da equipe de segurança do Chrome.
A importância de priorizar o HTTPS sobre o HTTP é enorme. Sempre que os dados não estão protegidos pelo HTTPS (indicados pelo cadeado verde na barra de URLs), eles estão vulneráveis para que alguém na rede pode ver o que você está acessando ou então alterar o site antes que ele retorne, de modo que quando você digita “facebook.com”, você pode ser direcionado para um site falso parecido com o Facebook feito para roubar sua senha.