Golpe da videochamada no WhatsApp rouba dados de usuários

Redação22/02/2016 18h44, atualizada em 22/02/2016 19h15

20160217175848

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As redes sociais são o novo alvo de criminosos que querem roubar dados ou inserir algum tipo de vírus em dispositivos. Um golpe no WhatsApp, apelidado de “Vídeo Chamada”, permite que os hackers consigam informações das vítimas.

O usuário recebe uma mensagem para instalar um recurso de vídeo chamada, que não existe na plataforma. Ao acessar o link, a pessoa entra em uma página que solicita o número de telefone para continuar.

O site, então, informa que para receber o recurso, é necessário convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos para ativá-lo. Depois disso, o usuário é direcionado para diversas redes de afiliados cuja finalidade é oferecer a instalação de softwares de origens duvidosas para serem baixados no telefone.

O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini, alerta que fornecer o número do celular pode ser arriscado. “Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, afirma.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital