Gmail passará a bloquear arquivos JavaScript para combater spam e vírus

Redação26/01/2017 12h06, atualizada em 26/01/2017 12h11

20161129192348

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou nesta semana que, a partir do próximo mês, começará a bloquear arquivos JavaScript de serem anexados em mensagens no Gmail. A empresa diz que a medida visa restringir a distribuição de spam e vírus pela plataforma de e-mail.

A mudança começa a valer em 13 de fevereiro. Embora arquivos de extensão .js não sejam maliciosos por natureza, eles podem ser usados por criminosos para instalar um malware no seu computador assim que você abrir a mensagem infectada na sua caixa de entrada, para citar apenas um exemplo.

Segundo o Google, o Gmail será capaz de detectar arquivos .js mesmo que eles estejam comprimidos em formato .zip, .tgz, .gz ou como .bz2. Ao tentar anexar um arquivo JavaScript, uma notificação surgirá na tela avisando que aquele anexo será bloqueado por segurança.

Se você é um programador e quiser encaminhar um arquivo JavaScript para um colega de trabalho, por exemplo, o Google recomenda que o envie pelo Google Drive. Arquivos .js entram para a já extensa lista de formatos bloqueados pelo Google por “questões de segurança”, incluindo as extensões .exe, .msc e .bat.

Via G Suite Updates

-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital