Na última segunda-feira (2), o Facebook alertou os reguladores da União Europeia de que forçar empresas de tecnologia a divulgar seus arquivos de dados para rivais, pode resultar em sérios riscos de privacidade.
A ideia dessa disponibilização de dados surgiu de Margrethe Vestager, comissária europeia de concorrência, que se mostrou bastante preocupada com a possibilidade de grandes empresas de tecnologia aumentarem seu poder para prejudicar suas rivais. Para impedir isso, a solução seria forçar essas companhias a disponibilizar dados importantes aos concorrentes.
“Existe uma tensão fundamental entre a transferência de dados das pessoas, principalmente quando os dados não são apenas seus, mas as informações que você compartilha com amigos, grupos e outras comunidades online de uma plataforma para a de um concorrente”, afirmou Nick Clegg, chefe de assuntos globais do Facebook. “Isso claramente carrega riscos de privacidade”, acrescentou.
Clegg também disse que havia um questionamento de quem assumiria a responsabilidade pelo assunto caso tudo desse errado. O executivo já foi vice-primeiro ministro britânico, por esse motivo, ele está familiarizado com essas questões.
Com as diversas críticas levantadas pelos órgãos reguladores de todo o mundo, o Facebook ainda trabalha em sua criptomoeda global, a libra. Porém, Clegg afirmou que a empresa não vai disponibilizar o projeto a menos que obtenha as autorizações necessárias. “Não procederemos a menos que os reguladores estejam satisfeitos, particularmente os reguladores dos EUA”, afirmou.
Via: G1