Dados de usuários do Avast são oferecidos por milhões de dólares para Google, Microsoft e Pepsi

A Jumpshot, uma subsidiária da empresa de segurança digital, ofereceu pacotes de informações dos usuários - como pesquisas do Google, atividades no LinkedIn e até navegação em sites pornográficos
Renato Mota27/01/2020 17h53

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Uma subsidiária da Avast está oferecendo dados de navegação de usuários para empresas como Google, Microsoft e Pepsi. De acordo com uma matéria investigativa feita em conjunto pelo sites Motherboard e PCMag, a empresa de segurança digital entregou as informações à startup Jumpshot, que reembalou os dados e os vendeu, às vezes por milhões de dólares, para outras companhias.

Os dados vendidos incluem tudo: desde pesquisas do Google, pesquisas de localização do Google Maps, atividades nas páginas do LinkedIn das empresas, visitas a vídeos do YouTube e dados de pessoas que visitam sites pornográficos. As informações não incluem dados pessoais – como nomes ou informações de contato – mas especialistas temem que seja possível remover o anonimato de certos usuários.

Não se sabe ao certo quantas e quais empresas compraram os pacotes de dados, mas a lista pode incluir Expedia, Intuit, Keurig, Condé Nast, Sephora, Loreal e mais. A Microsoft disse que não tem um relacionamento atual com a empresa e o Yelp afirmou que esteve “envolvido uma só vez” com a Jumpshot. O Google não respondeu ao pedido de comentários da PCMag.

A Jumpshot oferece, entre outros produtos, um “All Clicks Feed”, que rastreia os cliques dos usuários nos sites com detalhes precisos. Pelo menos um cliente, a empresa de marketing Omnicom Media Group, adquiriu a ferramenta por US$ 2 milhões. Embora a Avast exigisse que os usuários optassem pelo compartilhamento de seus dados, muitos não sabem que a Jumpshot estava vendendo as informações.

Via Endgadget/Motherboard

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital