Mais uma empresa recebeu autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a FAA, para missões espaciais. É a Rocket Lab, que agora vai poder lançar pequenos satélites a partir de suas instalações na base de Wallops Island, na Virgínia. Agora, a companhia pode conduzir missões com seu foguete Electron sem solicitar licenças individuais.
A Rocket Lab ainda não divulgou quando deve ocorrer o primeiro lançamento no local. Atualmente, as atividades da companhia estão concentradas em uma instalação na Nova Zelândia, que deve inaugurar mais um posto no país em breve. A expectativa ampliar a capacidade de lançamentos da empresa para 130 operações anuais.
O foguete Electron pode levar cargas de até 225 kg até a órbita baixa da Terra, na faixa de 160 quilômetros a 2 mil quilômetros de altitude. É nesse espaço que está a Estação Espacial Internacional, a 408 quilômetros do nível do mar.
Um dos diferenciais da Rocket Lab é o custo do serviço. Suas missões custam em torno de 5 milhões de dólares, quase 27 milhões de reais, enquanto os valores iniciais de um voo da SpaceX são próximos de 62 milhões de dólares, cerca de 333 milhões de reais.
No domingo passado, a Rocket Lab lançou um satélite observacional da Cappella Space. Esse foi o primeiro voo da companhia, que passou por uma missão frustrada em junho, quando falhas no sistema elétrico do Electron a fizeram perder uma carga com sete satélites.