Buscar vida em Vênus. Esse é o objetivo da primeira missão privada da Rocket Lab ao planeta. A informação foi confirmada Peter Beck, CEO e fundador da empresa, em uma sessão de perguntas e respostas transmitida pelo YouTube.

A companhia projeta e fabrica foguetes e satélites em sua sede na Califórnia e quer participar da exploração espacial com uma missão de astrobiologia para Vênus. Com estrutura e tamanho semelhantes à Terra, o planeta pode ter tido um oceano raso de água líquida e temperaturas de superfície habitáveis por até 2 bilhões de anos.

Hoje, Vênus é um mundo infernal: tem uma atmosfera de dióxido de carbono 90 vezes mais espessa que a da Terra e temperaturas altas o suficiente para derreter chumbo. Pesquisadores acreditam que a vida em Vênus, se ela existiu, pode ter encontrado refúgio no alto da atmosfera, onde as temperaturas e pressões são semelhantes às da superfície da Terra.

Para alcançar o objetivo, a empresa espera usar o foguete Electron, que ganhou novos motores e agora é capaz de levar 300 quilos de carga útil para a órbita baixa da Terra. O plano de exploração da empresa prevê a implantação de uma ou mais sondas na atmosfera de Vênus até 2023.