Uma empresa de tecnologia está ajudando fazendeiros americanos a terem mais praticidade na colheita. Para isso, a startup Root AI, de Massachusetts, usa o robô Virgo 1: com inteligência artificial, ele colhe tomates, frutas e vegetais somente quando estão perfeitamente maduros.
O robô tem sensores que permitem visualizar uma fruta em 3D. Assim, ele pode analisar a maturação em tempo real e saber se a fruta está pronta para ser colhida. Segundo o site da companhia, o dispositivo tem toque gentil e preciso para não destruir os itens colhidos.
O braço do robô é conduzido por uma câmera. O Virgo 1 usa um chip de processamento de vídeo, que, combinado com o software de inteligência artificial, treina o olhar do robô com base em fotos de frutos maduros. Assim, ele entende o que deve colher.
Inteligência artificial e machine learning são tecnologias já bastante comuns nesse segmento. Luzes artificiais, por exemplo, são usadas há muito tempo para o desenvolvimento das plantações. Com as redes 5G, a agricultura deve ficar ainda mais inteligente e rentável.