O Google foi multado pela terceira vez em um novo processo da União Européia. Uma das áreas de negócios da gigante de buscas, ligados à publicidade online foi a motivação da nova multa aplicada. A empresa recebeu a punição por conta de contratos restritivos, os quais teriam sido impostos aos seus clientes do Adsense, onde teriam abusado de sua posição dominante no mercado para fazer com que seus clientes dispensassem acordos com rivais. O valor da nova multa será de um bilhão e meio de Euros, essa é a terceira grande punição, mas bem menor que as anteriores, que bateram na casa de quatro virgula três bilhões de Euros no ano passado e dois virgula quatro bilhões de Euros em 2017. A penalidade só foi diminuída porque o Google assim que ficou sabendo da investigação da Comissão sobre o Adsense, ainda em 2016, tomou várias medidas de cooperação. As multas estratosféricas somadas alcançam o valor de oito virgula dois bilhões de Euros, ou algo perto de trinta e cinco bilhões de Reais. Em nota, o Google concordou que mercados saudáveis e prósperos são do interesse de todos. E afirmam ainda que realizaram diversas mudanças nos produtos para atender às preocupações da Comissão. Nos próximos meses a empresa garante que fará outras atualizações para dar mais visibilidade a concorrentes na Europa.
Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital