Dia Internacional da Privacidade de Dados. Por que a data é tão importante?

Data foi instituída em 2006 para intensificar a disseminação de informação e a conscientização sobre o assunto
Redação28/01/2020 19h45

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No mundo digital, os bens mais valiosos são os dados. Seja para empresas, seja para usuários, as informações têm importância fundamental. Por isso, protegê-las é essencial. E isso passa pela conscientização.

Hoje, 28 de janeiro, é o Dia Internacional da Privacidade de Dados. Essa data foi instituída em 2006 como forma de intensificar a disseminação de informação e a conscientização sobre o assunto.

Como explica o advogado Leandro Alvarenga Miranda, já existe legislação que protege a privacidade de dados no Brasil. Um bom exemplo é o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, que diz que o cliente deve ter acesso às informações sobre si mesmo armazenadas por um estabelecimento.

Além dessa norma, há outras, mas elas estão espalhadas em diferentes códigos e não agrupadas em um único lugar. Isso vai ocorrer a partir de agosto, quando entrar em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD.

Miranda esclarece que, na maioria das vezes, o uso dos dados não deve preocupar o usuário. Isso porque é a partir dessas informações que ele é identificado. O que deve ser combatido é o abuso na utilização desses dados.

Pense, por exemplo, no cadastro de aposentados. Se por um lado o governo precisa dos dados dos beneficiários para fazer o pagamento mensal a eles, por outro essas informações não podem ser comercializadas sem autorização.

Vale, então, ficar atento à forma como seus dados são utilizados, mas saber que é o acesso a eles que o insere na sociedade como cidadão.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital