Depois de passar 64 dias em órbita na Estação Espacial Internacional, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley retornaram à Terra ontem. O pouso da cápsula Crew Dragon aconteceu no Atlântico Norte, próximo ao litoral de Pensacola, na Flórida, às 15h50 pelo horário de Brasília.
O feito deu fim à missão SpaceX Demo-2, que fez história por ser o primeiro lançamento tripulado a partir de solo americano desde 2011. A missão marca também a inclusão oficial da cápsula Crew Dragon como veículo certificado para as próximas missões tripuladas da Nasa. Isso elimina a dependência dos Estados Unidos de veículos espaciais soviéticos.
A Nasa aguardava o retorno seguro da Demo-2 para iniciar os últimos preparativos da missão Crew-1, que será lançada em setembro. E a agência já se prepara também para a Crew-2, marcada para 2021. Segundo a SpaceX, a Crew Dragon agora retorna à sede da companhia na Flórida para ter seu desempenho avaliado. A equipe vai analisar os dados da espaçonave e verificar detalhes de funcionamento durante a missão.