Aplicativos de rastreamento de contatos se tornaram essenciais em razão da pandemia do novo coronavírus. Diversas versões foram criadas, em diferentes países. Na União Europeia, testes de infraestrutura estão em curso para que os apps de cada país funcionem em todo o continente.
O serviço deve se tornar operacional já em outubro. Com ele, todos os estados que integram o bloco poderão rastrear contatos de quem viajar dentro do continente. No momento, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Itália e Letônia participam dos testes.
Segundo a Comissão Europeia, o serviço vai trocar o mínimo possível de dados e o fará de forma criptografada. A principal vantagem da interoperabilidade é evitar a necessidade de baixar diversos aplicativos ao viajar pela Europa. Isso vale também para turistas que visitarem o continente.
O sistema da União Europeia não vai funcionar em países que ainda não têm um aplicativo nacional. Com isso, ainda deve levar um tempo para que a interoperabilidade completa seja alcançada.