As telas dos smartphones estão sempre em constante evolução, e um dos pontos mais modificados pelas empresas é a resolução. O Full HD, por exemplo, foi um dos principais padrões por muito tempo, mas já começa a ser atualzado para o Full HD+ (Plus) que aparece em alguns aparelhos. Confira abaixo o que muda de uma tecnlogia para a outra:
Full HD
Antes de explicar o que é o Full HD+, é necessário entender como o Full HD funciona. Esta resolução possui 1920 x 1080 pixels (vertical x horizontal), vem na proporção 16:9 com algumas variações e está presente na maioria dos aparelhos que usamos, desde televisões até smartphones.
Devido à sua grande popularidade, a maioria dos serviços de vídeos e streaming já a adotam por padrão, como no caso do Netflix, YouTube e Twitch.
Full HD +
Como o seu próprio nome sugere, o Full HD Plus é uma evolução do tradicional Full HD, mas que conta com algumas melhorias. Em sua resolução, ele tem 2220 x 1080 pixels, o que lhe garante 300 pixels a mais na parte vertical.
Esta tecnologia é adotada em aparelhos que possuem tela infinita, sendo que esses pixels extras ficam divididos entre as partes de cima e de baixo dos displays. Além da diferença na quantidade de pixels, os aparelhos com esta tecnologia contam com o padrão Univision, que tem a proporção 18:9, cada vez mais utilizada em filmes e séries.
Além de alguns celulares da Samsung que já contam com a tecnlogia, como o Galaxy A6+ mostrado acima, ela também já está presente em outros aparelhos, por exemplo:
- Huawei P20;
- Porsche Design Mate;
- Mi Mix 2S;
- Zenfone 5 Lite;
- Sharp Aquos R2;
- Galaxy S8 e S8+;
- VIVO V9;
- Outros.
Pronto! Agora, quando você vir o Full HD+ nas especificações de um smartphone, já consegue diferenciar os dois padrões.