O Linux é um sistema bastante conhecido pela liberdade que ele dá aos usuários e também por conta de sua estabilidade, sendo que suas distribuições estão ficando cada vez mais amigáveis. Por sua vez, o Linux Mint acaba sendo uma das distribuições mais populares do Linux que recebe atualizações constantes.
Assim, na última semana, o Linux Mint chegou a sua vigésima versão estável, que está com algumas novidades bem interessantes para seus usuários. Para te ajudar a saber o que mudou, o Olhar Digital listou quais as principais novidades do Linux Mint 20 e como fazer a sua instalação.
Quais as principais novidades do Linux Mint 20 Ulyana
Uma mudança visual que você deverá notar no Linux Mint é que, agora, ele conta com algumas opções de cores a mais para a sua interface, o que o deixa mais personalizável. Essas novas cores, inclusive, já estão até mesmo em destaque na tela de boas-vindas do sistema, apesar de poderem ser modificadas posteriormente.
Já uma ferramenta nova que pode se mostrar bastante útil é a chamada “Warpinator”. O programa em questão se trata de uma reimplementação do antigo Giver, que deve facilitar bastante o compartilhamento de arquivos em redes.
Quem utiliza notebooks com placas de vídeo da Intel e da NVIDIA também notarão uma boa novidade no sistema. Agora, ficou mais fácil alternar entre os perfis das placas de vídeos e abrir programas forçando o uso de uma delas, algo especialmente útil para quem usa aplicações pesadas e que dependem de mais recursos. Esta novidade, vale notar, não está disponível na versão Xfce do sistema.
Como é de costume, é claro, esta nova versão do Linux Mint 20 também traz uma nova seleção de papéis de parede, que são os mesmos para todas versões e estão em altas resoluções. Ou seja, independentemente do ambiente gráfico escolhido, você terá acesso a eles.
A versão 20 do Linux Mint também marca o fim do suporte ao fim das imagens dedicadas para sistemas 32 bits. Então, quem ainda não quer migrar para um sistema 64 bits deverá utilizar a versão 19 do Linux Mint ou procurar por outra distribuição. Mais uma mudança importante a ser notada nesta nova versão, é que apesar de usar o Ubuntu como base, o Linux Mint deixou os pacotes Snap desabilitados por padrão, assim, quem quiser utilizá-los precisará habilitar este recurso de forma manual.
Além destas mudanças listadas acima, vale notar, o Linux Mint também teve o Kernel e alguns de seus drivers atualizados e novidades específicas para cada uma de suas versões (Cinnamon, Xfce e Mate).
Como instalar o Linux Mint 20 Ulyana
A instalação do Linux Mint continua sendo bem simples e prática de ser efetuada, sendo que os usuários podem testá-lo em seus computadores antes de optar por este processo. Em nosso tutorial, nós mostramos como fazer a instalação do Linux Mint 20 Ulyana com o ambiente gráfico Cinnamon. Assim, primeiro, confira como fazer o download desta distribuição e colocá-la em um pendrive bootável:
1. Acesse o site oficial do Linux Mint e realize o download da versão desejada;
2. Acesse o site do UNetbootin e faça o download da ferramenta;
3. Conecte um pendrive com pelo menos 4 GB de espaço no PC e abra o UNetbootin. Aqui, vale notar, este pendrive será formatado;
4. Marque a opção “Imagem de disco” e clique no botão representado por “três pontos” para escolher o arquivo do Linux Mint que foi baixado. Na parte de baixo do programa, selecione a unidade do pendrive, clique em “Ok” e aguarde o processo ser concluído.
Agora que você já está com o pendrive preparado com o Linux Mint, finalmente, chegou a hora de rodar o sistema. Siga o passo a passo:
1. Ligue o seu computador normalmente, pressione a tecla “F2” ou “Del” durante a sua inicialização e defina o seu “pendrive” como a unidade de prioridade para boot. Dependendo da fabricante de seu computador ou notebook, este processo pode mudar;
2. Na primeira tela que surge, durante a inicialização do sistema, escolha a opção “Start Linux Mint”;
3. A partir desse momento, você já pode testar o Linux Mint sem ter que realizar a sua instalação. Já para prosseguir com a instalação do sistema, veja as etapas logo abaixo;
4. Na própria área de trabalho do sistema, clique em “Install Linux Mint”;
5. Na janela aberta, selecione o “Português do Brasil” e clique em “Continuar”;
6. Selecione o layout de seu teclado e clique em “Continuar”. Para ter certeza de que ele está corretamente configurado, faça o teste no campo indicado logo abaixo da lista de layouts;
7. Opte ou não pela instalação dos codecs multimídia adicionais. Nós recomendamos a sua instalação para que tudo funcione corretamente já ao acabar de instalar o sistema;
8. Nesta tela, selecione como deve ser feita a instalação do sistema. Em nosso caso, nós optaremos por apagar o disco e manter apenas o Linux Mint instalado no computador. Caso você tenha algum outro sistema como o Windows já instalado, é possível optar nesta etapa por fazer um dual boot (ter os dois sistemas instalados juntos no mesmo PC);
9. Na mensagem que surge, confira se os dados da instalação estão corretos e clique em “Continuar” para prosseguir;
10. Defina a sua localização e clique em “Continuar”;
11. Preencha os dados solicitados para prosseguir. Nesta etapa, nós recomendamos deixar a opção “Solicitar a minha senha para entrar” por uma questão de segurança. Caso queira, ainda nesta parte, você também já pode pedir para o Linux Mint deixar a sua pasta pessoal criptografada;
12. Aguarde a instalação do sistema ser realizada. Este processo deve levar alguns minutos, que variam de acordo com a velocidade de seu computador e HD ou SSD;
13. Ao fim do processo, clique em “Reiniciar agora”;
14. Tire o pendrive do computador e aperte “Enter” para prosseguir. Caso queira, você também pode acessar novamente a BIOS de seu PC para mudar a ordem de boot para o seu HD ou SSD, o que é recomendado.
Pronto! Agora, você já sabe quais são as novidades do Linux Mint 20 e como fazer a instalação dele em seu computador.