O que é o Google Play Protect e o seu programa de proteção avançado

A loja virtual de apps do Android conta com um programa para lhe deixar protegido de ameaças. Saiba mais como ele funciona!
Alvaro Scola19/03/2020 13h49, atualizada em 19/03/2020 14h00

20200319105941

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ao utilizar um celular, independentemente do sistema utilizado, uma das tarefas mais comuns é querer sair instalando aplicativos nele para poder fazer o que quiser com ele. Para isso, é claro, no Android, por exemplo, você tem a Google Play, que já traz inúmeros programas prontos a apenas um toque para serem baixados.

Apesar de tal acervo ser bem atrativo, nem todos os programas que estão na Google Play ou até mesmo fora dela acabam sendo seguros, mesmo que eles tenham que seguir certas normas para estar lá. Já o Android conta com um sistema chamado de Google Play Protect que é para ajudar você a deixar o seu aparelho seguro. Para entender um pouco mais sobre este sistema, o Olhar Digital lhe conta a seguir um pouco mais sobre como ele funciona.

O que é e como funciona o Google Play Protect

Todo celular com o Android e que vem com a Google Play instalada, por padrão, já vem com a segurança do Play Protect ativada de fábrica. Apesar do processo ser praticamente transparente para o usuário final, o Play Protect escaneia todos os aplicativos que estão instalados em seu celular para evitar que você seja afetado por um malware, tenha dados roubados ou outras complicações.

Não ficando apenas restrito aos aplicativos, o Google Play Protect, por exemplo, também é o responsável para utilizar o serviço “Encontre meu dispositivo”, uma ferramenta útil que como o nome sugere auxilia a pessoa a encontrar o seu telefone perdido e até a bloqueá-lo ou apagá-lo, caso seja necessário. Ao utilizar o navegador Chrome, que já vem instalado por padrão no Android, também é preciso lembrar que o Google Play Protect lhe protege de ameaças em sites visitados com o navegador.

Como você já deve imaginar, ao fazer toda esta proteção, o Google acaba coletando alguns dados durante estas tarefas, mesmo que seja para você ficar menos vulnerável. Para saber se você está protegido ou se deseja parar com o envio de alguns desses dados, veja o que fazer em seu Android:

1. Abra a Google Play normalmente e toque no ícone representado por “três linhas” no campo de “Pesquisar apps e jogos”;

Reprodução

2. Agora, entre em “Play Protect”, toque no ícone representado por uma “engrenagem” e habilite ou desabilite as opções desejadas.

Reprodução

O programa de proteção avançado da Google Play

Além do programa mencionado acima para manter o seu celular com Android protegido, o Google também anunciou mudanças em 2019 em um outro projeto, que como o seu nome sugere, é realmente mais avançado e conta com algumas ferramentas diferentes. As suas principais funções não vistas no programa básico são:

  • Adiciona um processo de autenticação em dois fatores para certas atividades. Para isso ter uma chave de segurança física, um celular com o sistema Android 7.0 ou superior ou um iPhone com o iOS 10 ou superior e o aplicativo Google Smart Lock instalado;
  • Ao invés de conceder o acesso a sua conta do Google para qualquer app, o programa de proteção avançado limita o acesso a sua conta para apps do próprio Google e poucos serviços de terceiros;
  • Bloqueia a instalação de aplicativos obtidos de fora da Play Store a não ser em caso de lojas oficiais de outras fabricantes;
  • Novos métodos de proteção e verificação para recuperar o acesso a sua conta, caso este tenha sido perdido.

Por padrão, quem utiliza um celular com o Android, como foi explicado acima, só faz parte do programa Play Protect mais básico. Já quem deseja usar o programa de proteção avançada deve acessar este link e seguir o guia do próprio Google para aderir a ele.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital