Os efeitos de realidade aumentada que já fazem parte dos filtros usados nos Stories do Instagram agora poderão ser utilizados também dentro do Cenas. O app, que está disponível apenas no Brasil em caráter de teste, permite utilizar ferramentas de edição para criar vídeos curtos dentro do Stories.

Para acessar o recurso, basta abrir a câmera do Instagram para acessar os Stories e selecionar “Cenas” entre as opções disponíveis na parte inferior da tela. Estão disponíveis ferramentas como controlar a velocidade do vídeo, usar um temporizador para determinar a duração de cada trecho e a ferramenta “Fantasma” que possibilita sincronizar os movimentos em diferentes trechos de um vídeo e gravar com várias pessoas.

O usuário também pode gravar diversos trechos no celular e usar o Cenas para juntar tudo todos em um só vídeo. Porém, para usar os efeitos de realidade aumentada dos vídeos, a gravação deve ser feita dentro do aplicativo do Instagram. Depois do vídeo já estar gravado, caso ainda deseje, é possível fazer mais edições nele para adicionar textos, adesivos e outros elementos.

Apesar de o recurso se encontrar em fase de testes, não é necessário baixar a versão Beta do Instagram. Desde agosto passado, o Facebook liberou para o público a plataforma Spark AR, que permite desenvolvedores, designers, marcas e pessoas criarem filtros em Realidade Aumentada para Stories tanto do Instagram quanto do próprio Facebook.