Um levantamento recente feito pela Avast trouxe algumas informações preocupantes sobre os hábitos do brasileiro em relação à configuração de seus roteadores. Segundo o estudo, 43% dos brasileiros jamais acessou a interface administrativa de seu roteador.
Isso é um problema grave de segurança. Quando o usuário não ajusta suas senhas, elas permanecem com padrão de fábrica, o que abre brechas para ataques de pessoas mal intencionadas. Afinal de contas, se alguém sabe que todos os roteadores da marca “X” têm a mesma senha de administração e de conexão Wi-Fi, não é difícil se conectar à rede de um usuário que nunca mudou nenhuma configuração e ajustá-la para roubar informações e dados bancários, por exemplo
O Olhar Digital mostra a seguir como acessar a interface administrativa de seu roteador e fazer a troca da senha dela e da conexão Wi-Fi das principais marcas. Confira!
Trocando a senha de administrador
Todo roteador possui uma espécie de painel de controle. Nele, é possível fazer qualquer alteração a respeito de sua rede, inclusive, trocar a senha do Wi-Fi e bloquear o acesso a ela.
Para acessar esta parte do roteador é necessário que você saiba o IP dele. Caso não tenha certeza como prosseguir, confira esta matéria os passos para fazer este acesso. Conseguindo o acesso a esta parte administrativa, veja abaixo o passo-a-passo para trocar a senha do administrador de acordo com seu fabricante:
D-Link
- Na tela de login, coloque “admin” como usuário e deixe o campo de “senha” em branco;
- Acesse a guia “Manutenção” e vá em “Administração do dispositivo”. Defina uma senha nova, repita-a no campo “Confirme a senha” e clique em “Salvar configurações”.
TP-Link
- Utilize a palavra “admin” sem as aspas para os campos de usuário e senha. Se estas credenciais não funcionarem, procure no próprio roteador ou no manual qual o login e senha correto. Eles acabam variando em alguns modelos;
- Com o login feito, acesse a opção “System tools > Password” no menu da esquerda. Ao carregar a página, preencha os campos que estão na tela do meio à troca do login de usuário e da senha.
Linksys ou Cisco
- Utilize a palavra “admin” sem as aspas para os campos de usuário e senha;
- No menu superior da tela, entre em “Administration > Management”;
- Defina uma nova senha através do campo “Router password” e confirme-a no campo logo abaixo;
- Por fim, clique em “Save settings”.
Intelbras
- Faça o login com a palavra “admin” sem as aspas no campo de usuário e senha;
- No menu superior, vá em “Sistema > Senha”;
- Digite a senha anterior do roteador no primeiro campo e defina uma nova senha logo abaixo. Clique em “Salvar”.
Como trocar a senha da conexão Wi-Fi
No mesmo painel de controle onde foi trocado o login, ao navegar por outras funções também é possível recuperar ou definir uma nova senha para a conexão Wi-Fi. É recomendado que isto seja feito periodicamente, a fim de evitar pessoas indesejadas na rede. Veja:
D-Link
- Procure por setup no menu superior da tela e então vá em “Wireless settings”, conforme destacado na imagem. No fim da página, clique em “Manual Wireless Network Setup”;
- Defina uma nova senha no campo “Pre-shared Key”.
TP-Link
- No menu localizado a esquerda, acesse as opções “Wireless > Wireless Security”;
- Localize o campo “PSK Password” e defina uma nova senha. Clique em “Save”.
Linksys ou Cisco
- No menu superior, procure por “Wireless” e entre na opção “Wireless security”;
- Encontre o campo “passphrase” e defina uma senha;
- Ao finalizar as alterações, clique em “Save settings”.
Intelbras
- No menu superior, entre em “Wireless > Segurança”;
- Abaixo do tipo de criptografia, você encontrará a senha atual. Substitua-a por uma nova e clique em “Salvar”.
Configurações extras
Confira também esta matéria do Olhar Digital com 6 passos para deixar o seu roteador mais seguro.