O Chrome é navegador oficial do Google e, para atender a seus usuários, constantemente está recebendo novos recursos para facilitar a sua utilização. Por sua vez, um dos últimos recursos do navegador está para a pré-visualização do conteúdo de abas que estão abertas nele, algo já visto em alguns outros navegadores como o Edge.
Esta nova função, por enquanto, está disponível apenas na versão de testes do navegador, e ainda assim ela não vem habilitada por padrão, sendo necessário alterar alguns parâmetros para que ela entre em funcionamento. A seguir, veja como testar o recurso da pré-visualização de abas abertas no Google Chrome.
Importante
Apesar do processo a seguir requerer a instalação do Chrome Cannary, a versão Beta do navegador não altera nenhuma configuração do seu Google Chrome original. Desta forma, você não precisa se preocupar com a possibilidade de perder extensões ou outros dados importantes que você tenha no navegador.
Como habilitar o novo recurso
Assim como foi dito acima, o novo recurso não vem habilitado por padrão no Google Chrome e, diferente de algumas configurações feitas tradicionalmente em seus menus, ela é ativada através de parâmetros dentro do navegador, sendo um processo mais complicado, mas ainda sem riscos. Veja como prosseguir:
- Caso você ainda não possua, acesse este link para fazer o download do Google Chrome Cannary;
- Após ter feito o download, prossiga com a instalação normal do aplicativo;
- Com ele aberto, acesse este endereço: chrome://flags;
- Pelo campo presente na parte superior da página, procure por Tab Hover Cards e deixe as duas opções que aparecem como “Enabled”. Clique em “Relaunch now”.
Neste momento, ao ter mais de uma aba aberta navegador, ao passar o mouse sobre o nome dela, você deverá ter acesso a uma prévia do site que está nela, assim como sugere a imagem abaixo.
Por enquanto, por se tratar da primeira versão do recurso e ainda estar em fase beta, o Chrome poderá apresentar algumas instabilidades ao tê-lo ativado. Entretanto, nos testes feitos pelo Olhar Digital, a função não apresentou problemas.