Como se cadastrar no ‘Não me Perturbe’ para não receber telemarketing

Site criado pela Anatel em parceria com algumas prestadoras de serviços permite cadastrar o seu telefone para deixar de receber ligações de telemarketing. Veja como fazer o seu cadastro!
Alvaro Scola16/07/2019 12h30, atualizada em 16/07/2019 12h40

20190716093925

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Geralmente não tem jeito, por mais que você evite ao máximo fornecer o seu número de telefone para empresas, de uma forma ou outra elas acabam chegando até você. O resultado, no fim do dia, acaba sendo uma chateação com diversas ligações oferecendo serviços, nos quais (na maioria das vezes) você não tem o menor interesse.

Para evitar este tipo de problema, você até pode cadastrar o seu telefone no Procon ou recorrer a aplicativos, mas ainda assim, uma ou outra ligação sempre escapa. Mas a partir de hoje, graças à Anatel, algumas empresas chegaram a um acordo para não realizar ligações nos números cadastrados no site Não me Perturbe. A seguir, veja como cadastrar o seu telefone no Nãomeperturbe para parar de receber ligações de telemarketing.

Como funciona o Não Me Perturbe

Assim como foi explicado acima, o site Não Me Perturbe foi criado pela Anatel em parceria com algumas prestadoras de serviços, que atualmente são:

  • Algar
  • Claro – Net
  • Nextel
  • Oi
  • Sercomtel
  • Sky
  • Tim
  • Vivo – Telefônica

Ao cadastrar o seu número de telefone no serviço, você estará deixando de receber as ligações que dizem respeito ao Telemarketing, ou seja, apenas as ligações que não foram solicitadas por você serão bloqueadas. Desta forma, outros tipos de ligações como a de suporte técnico e cobrança continuarão sendo efetuadas normalmente.

Como fazer o cadastro no site Não me Perturbe

O processo a ser realizado é bem simples e não deve demorar mais de alguns minutos para que tudo fique pronto. Confira:

  1. Acesse o site do Não me Perturbe através deste link;
  2. Em sua página inicial, clique na opção “Cadastro”;

    Reprodução

  3. Já na página seguinte, utilize a opção “Solicitar bloqueio”;

    Reprodução

  4. Sendo a sua primeira vez no site, utilize a opção “Criar um login”;

    Reprodução

  5. Preencha o formulário e, assim que receber o e-mail, confirme o seu cadastro. Utilizando uma conta do Outlook, o e-mail para confirmar o cadastro acabou chegando em nossa pasta de Spam;

    Reprodução

  6. De volta ao site do Não me Perturbe, complete o processo de realizar o login. Caso você seja redirecionado para a página inicial, vá em “Cadastro > Solicitar Bloqueio”;

    Reprodução

  7. Na nova tela, coloque o seu número de telefone, marque as empresas que não devem ligar para você e clique em “Cadastrar telefone”. Caso prefira, selecione a opção “Todas”;

    Reprodução

  8. Por fim, se desejado, imprima o comprovante da solicitação do bloqueio das ligações de telemarketing.

    Reprodução

Após ter realizado o cadastro do seu número de telefone no site Não me Perturbe, existe ainda um prazo de até 30 dias para que as prestadoras de serviço selecionadas deixem de lhe realizar ligações. Além desta opção, através da guia “Cadastro”, também é possível fazer uma consulta para saber se o seu telefone já consta na lista de números bloqueados, tal como solicitar o desbloqueio dele, caso você queira retornar a receber ligações de determinada empresa.

Caso alguma prestadora de serviços continue a realizar ligações de telemarketing após o prazo de 30 dias determinado pelo site Não me Perturbe, você poderá formalizar uma reclamação para eles através da opção “Contato”, que pode ser acessada pela página inicial do serviço.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como deixar de receber ligações indesejadas de telemarketing por prestadoras de serviço pelo site Não me Perturbe.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital