Como habilitar a nova função do Chrome para poupar memória RAM

Nova função para 'congelar abas' do Google Chrome pode fazer o navegador consumir menos memória RAM. Saiba como habilitá-la!
Alvaro Scola14/10/2019 13h54, atualizada em 14/10/2019 14h15

20191014111428

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo, possuindo versões para computadores e smartphones. Apesar de sua popularidade, algo que desagrada seus usuários é o alto consumo de memória RAM, que acaba deixando os computadores lentos ou com travamentos.

Para mudar a situação, o Google está implementando no navegador um novo recurso, que ajuda a poupar o consumo de memória RAM ao congelar abas, mas ele não vem habilitado por padrão. A seguir, veja como habilitar o novo recurso do Chrome para ele consumir menos memória RAM.

Importante

Esta nova função do Google Chrome, por enquanto, só está disponível na versão Canary do navegador, que é destinada para testes e desenvolvedores. Assim, por estar constantemente em desenvolvimento, esta versão do browser pode apresentar instabilidades.

A instalação do Google Chrome Canary não interfere no uso do navegador em sua versão normal, ou seja, você pode utilizar os dois browsers separadamente.

Como habilitar a função do Chrome para diminuir o consumo de memória RAM

Para diminuir o consumo de memória RAM, este recurso faz com que as abas que não estejam em uso sejam congeladas, ou seja, apenas o site que você está visualizando continua sendo atualizado ou recarregado em tempo real, enquanto as outras abas só farão este processo quando voltarem a serem abertas. Confira como habilitar o congelamento de abas do Chrome:

  1. Acesse o site oficial do Google Chrome Canary e realize o seu download. Caso já tenha ele instalado, basta atualizá-lo para a sua última versão;

    Reprodução

  2. Acesse o seguinte endereço: chrome:\\flags;

    Reprodução

  3. Procure por “Tab freeze” na parte de buscas da página aberta;

    Reprodução

  4. Mude o seu valor padrão para “Enabled”;

    Reprodução

  5. Na mensagem que aparece, clique em “Relaunch”.

    Reprodução

A partir deste momento, toda vez que uma aba não for aberta por 5 minutos, ela será congelada e não terá atualizações, o que diminui o consumo de memória RAM. Caso você não goste do resultado do novo recurso, basta seguir novamente o passo a passo descrito acima deixando o valor de “Tab freeze” em “Disabled”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como habilitar o novo recurso do Chrome para evitar o seu alto consumo de memória RAM ao deixar muitas abas abertas.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital