Ao comprar um notebook, você sempre deve tomar alguns cuidados para escolher a melhor opção que se adeque as suas necessidades. E, é claro, você nunca espera ter problemas com ele, mas se isto ocorrer, a melhor opção é procurar a sua assistência técnica autorizada no Brasil.
Como cada marca adota um método diferente para fazer a manutenção de seus aparelhos, o Olhar Digital entrou em contato com as principais marcas de notebooks no Brasil, como a Lenovo. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Lenovo no Brasil.
A Lenovo possui atendimento online, visita técnica ou é necessário ir até uma loja ou assistência autorizada? É possível fazer o envio do aparelho via correios ou por outro meio?
A Lenovo centraliza o atendimento ao cliente em nosso centro de reparos localizado na fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Já o atendimento online pode ser feito em seu site pela página de contatos ou pelos telefones (11) 3140-0500 ou 0800-885-0500 de segunda à sexta das 8:00 às 20:00 e aos sábados das 8:00 às 14:00. Além disso, clientes corporativos contam com assistência in loco por meio do nosso parceiro certificado.
Como encontrar a assistência técnica autorizada mais próxima?
O atendimento pode ser iniciado por meio do site da Lenovo em ou por meio da página da empresa no Facebook.
Como identificar se o aparelho ainda está na garantia?
O cliente pode verificar se o produto está no período da garantia através do nosso site de pesquisa de garantia. Basta inserir o Número de Série no campo específico e clicar em “Verificar Garantia”.
A empresa oferece algum método de recuperação de dados do HD?
Durante o atendimento, o cliente é sempre orientado a fazer o backup de seu produto, mas em casos de exceção a própria Lenovo, ao enviar o produto para reparos na fábrica, é realizado o backup nas máquinas para assegurar a integridade dos dados do cliente.
O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?
A Lenovo não oferece essa opção, mas assegura o retorno rápido para garantir que o tempo de inatividade do consumidor seja o mínimo possível.
Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?
Para garantir um rápido retorno do aparelho e o menor tempo de inatividade possível, a Lenovo se compromete a realizar os reparos necessários em 7 dias.
Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e é necessário pagar pelo serviço?
A garantia é violada caso o produto apresente falhas ou danos resultantes de mau uso, acidentes, modificações ou manutenção incorreta causados pelo próprio usuário ou por provedores de serviços não autorizados.
Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado? Se sim, por que?
Em poucos casos a Lenovo não realiza o conserto de um aparelho submetido a avaliação. Entre as causas, podemos citar violação da garantia ou produtos de linhas específicas da fabricante comprados no exterior, cuja garantia não é válida no Brasil.