Ao comprar um telefone celular, você sempre espera não ter problemas com o aparelho, mas em eventuais situações pode se tornar necessário entrar em contato com a marca dele para resolver um problema. Apesar das leis do Brasil serem similares quanto a garantia de produtos, o processo para levar o aparelho até uma assistência ainda varia bastante dependendo de sua fabricante.

Para lhe ajudar a saber um pouco mais como funcionam os processos das assistências técnicas no Brasil, o Olhar Digital entrou em contato com as maiores marcas de smartphones, como a fabricante Apple. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Apple no Brasil.

O atendimento é feito online e/ou presencial em centros autorizados?

O atendimento da Apple pode ser feito online por meio de seu site, sendo que em caso de problemas de software, a solução pode ser dada por meio de um acesso remoto ao aparelho. Já em casos de problema de hardware se torna necessário ir até uma das lojas da Apple ou fazer o envio do aparelho para uma assistência seguindo as instruções de seus atendentes.

Como se encontra a assistência técnica autorizada mais próxima?

A lista de centros autorizados para o reparo de aparelhos da Apple fica em seu site e eles podem ser encontrados neste link.

Como saber se o aparelho ainda está na garantia?

Os aparelhos vendidos pela Apple possuem um ano de garantia a partir do momento da compra. Caso esteja em dúvida, esta garantia também pode ser verificada no site da Apple ao entrar com algumas informações sobre seu aparelho.

O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?

Nenhum aparelho é dado para o consumidor enquanto um reparo está sendo realizado. Entretanto, a Apple devolve o aparelho ao consumidor no caso de ele precisar aguardar a chegada de uma peça.
Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?

Os reparos dos aparelhos da Apple normalmente são realizados no mesmo dia. Quando existe a necessidade de trocar o produto por um novo, o processo também ocorre no mesmo dia.

Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e o consumidor precisa pagar pelo serviço?

A garantia do aparelho somente é violada em casos do uso de peças não originais, sendo que o jailbreak, se detectado durante um reparo, é removido.

Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado?

Assim como foi dito acima, a Apple procura sempre fazer o conserto do aparelho, a não ser em casos que tenham sido realizadas modificações em sua placa. Caso você tenha feito também a troca da tela em uma assistência não autorizada, a Apple poderá avaliar se dará continuidade a manutenção do celular.