Como diminuir o consumo de CPU do Windows Defender

Com o uso de um simples comando no Windows 10 é possível diminuir o consumo de recursos da CPU do Windows Defender. Confira como usá-lo!
Alvaro Scola03/10/2019 16h05, atualizada em 03/10/2019 16h15

20190328055025

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Windows Defender é o antivírus padrão que já vem pré-instalado no Windows 10 para lhe deixar protegido de ameaças. Apesar de funcionar bem, este antivírus desenvolvido pela Microsoft consome muitos recursos da máquina, assim como o Olhar Digital pôde provar no laboratório digital de antivírus.

De forma um pouco escondida, o Windows 10 possui um comando que pode diminuir bruscamente o consumo elevado de CPU relacionado ao Windows Defender estar em execução. A seguir, veja como diminuir o consumo de CPU causado pelo Windows Defender no Windows 10.

Importante

Apesar de se tratar de um comando presente no próprio Windows 10, antes de fazer qualquer mudança, é recomendado fazer um backup de seus arquivos mais importantes ou criar um ponto de restauração na máquina.

O tutorial abaixo, assim como foi explicado anteriormente, tem como foco diminuir o consumo de CPU causado pelo Windows Defender sem desabilitá-lo. Caso você não queira o Windows Defender em execução na máquina, você pode conferir este guia do Olhar Digital de como desativar o Windows Defender.

Como diminuir o consumo de CPU do Windows Defender

Pela configuração padrão do Windows 10, o Windows Defender pode consumir até 50% de sua CPU, que acaba causando a lentidão no sistema. Para mudar isto, basta rodar um pequeno comando. Saiba como:

  1. Abra o menu iniciar e procure por “Windows PowerShell”;

    Reprodução

  2. Clique com o botão direito do mouse nele e execute-o como administrador;

    Reprodução

  3. Na janela que abre, entre com o comando: Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 25.

    Reprodução

Neste momento, nós diminuímos o consumo máximo de CPU de 50 para 25 por cento. O Windows 10 não lhe dará nenhum aviso de que o processo foi realizado com sucesso, mas a mudança poderá ser notada ao monitorar o consumo de recursos da máquina pelo “Gerenciador de tarefas.

Apesar de termos mudado o valor para 25, fica a seu critério definir o quanto o Windows Defender poderá consumir da CPU de seu PC. Caso a mudança realizada não lhe agrade, para revertê-la, basta usar o comando “Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 50” no PowerShell, que o Windows retornará ao valor padrão do consumo de CPU do Windows Defender.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como diminuir o consumo de CPU do Windows Defender no Windows 10 sem precisar desabilitá-lo por completo.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital