Ao aderir a algum serviço ou até mesmo ao fazer o cadastro em alguma loja, é bem comum que você tenha que fornecer o seu número de telefone. Apesar de ser algo cotidiano, após um tempo, você pode começar a ser incomodado com ligações de telemarketing indesejadas oferecendo serviços e outros itens para você.
A boa notícia é que o Procon do RJ disponibiliza uma ferramenta para que seus usuários possam impedir estas ligações de telemarketing. A seguir, veja como bloquear ligações de telemarketing no Rio de Janeiro.
Importante
Após cadastrar o número de seu telefone no site como explica o tutorial abaixo, existe um prazo de até 30 dias para o seu telefone fazer parte da listagem. Desta forma, você ainda poderá receber algumas ligações de telemarketing durante este período.
Aqui, vale lembrar, você só pode cadastrar até 3 linhas de telefone que estão em seu CPF. Assim, caso você queira bloquear as ligações de telemarketing, por exemplo, para outro familiar seu, é necessário que a em questão também faça um cadastro no site do Procon Rio.
Como bloquear ligações de telemarketing no Rio de Janeiro
O processo para deixar de receber ligações de telemarketing no Rio de Janeiro é bem simples, mas requer alguns dados seus. Confira o passo a passo:
1. Acesse o site do Procon Rio através deste link;
2. Escolha entre as opções “Sou consumidor” ou “Sou empresa”;
3. Agora, clique em “Cadastrar número para bloqueio”;
4. Preencha todos os dados solicitados e clique em “Cadastrar”. Caso tenha mais de um telefone para ser cadastrado, utilize o ícone de “+” para acrescentá-lo.
Depois de ter se cadastrado, caso você tenha adquirido uma nova linha ou tenha esquecido de acrescentar um número, é possível acessar o site do Procon Rio para adicioná-lo. Para isto, ao invés de clicar em “Cadastrar número para bloqueio” como mostra o terceiro passo deste tutorial, basta selecionar a opção “Quero acessar meus dados com usuário e senha”.
Pronto! A partir deste momento, basta aguardar o prazo de 30 dias para que o seu telefone entre na listagem para você deixar de receber ligações incômodas de telemarketing. Se mesmo assim você voltar a receber uma ligação de telemarketing, no próprio site do Procon Rio, após fazer o login, é possível registrar uma reclamação.