Como ativar a função do Chrome para impedir downloads inseguros

O Google Chrome tem uma função em fase de testes para bloquear automaticamente downloads que podem deixar o seu PC em risco. Saiba como ativá-la!
Alvaro Scola13/02/2020 13h40, atualizada em 13/02/2020 13h55

20190809071851-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares, estando disponível para diversas plataformas e sempre recebendo atualizações. Ao navegar na internet, entretanto, muitas pessoas acabam fazendo downloads com ele, que nem sempre são de sites confiáveis e podem deixar a sua máquina em risco por conter um malware ou outra ameaça.

Apesar de já contar com alguns mecanismos e até mesmo alertas de perigos, o Google implementou no Chrome, uma função que faz o bloqueio de downloads de fontes inseguras, como por exemplo, sites que não adotam o protocolo HTTPS. A seguir, veja como habilitar a função do Google Chrome para impedir downloads de arquivos de fontes não confiáveis.

Importante

A função mencionada nesse tutorial pode ser encontrada no Chrome estável ou Canary a partir de sua versão de número 80. Vale lembrar, entretanto, que o Google está aplicando mudanças constantes nas regras do que considera seguro ou não e a função ainda está em período de testes, podendo apresentar falhas.

O procedimento demonstrado abaixo foi testado no Google Chrome estável (80.0.3987.100) e no Google Chrome Canary (82.0.4057.0), funcionando em ambos sem erros.

Como ativar o recurso para impedir downloads perigosos

Apesar de se tratar de um recurso importante, por ainda estar em fase de testes, a nova função do Chrome não vem habilitada por padrão no navegador. Já o processo para ativá-la acaba sendo bem simples ao fazer uma pequena alteração em um de seus parâmetros. Confira:

1. Abra o Google Chrome normalmente e acesse o endereço: chrome://flags;

Reprodução

2. Agora procure por: Treat risky downloads over insecure connections as active mixed content;

Reprodução

3. Então, mude o valor dessa opção para “Enabled”;

Reprodução

4. Na mensagem que surge, clique em “Relaunch”.

Reprodução

A partir desse momento, você não deverá notar alguma mudança no funcionamento do navegador. Assim, você apenas receberá o aviso de que um download foi bloqueado, ao ter tentado baixar algum arquivo de uma fonte insegura. Na imagem abaixo, foi utilizado um site que contém um download de testes, mostrando como ocorre o bloqueio.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como deixar o Chrome te proteger de downloads potencialmente perigosos.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital