O Windows 10 é o sistema operacional mais utilizado nos computadores e está sendo constantemente atualizado para receber novos recursos e facilitar a vida de seus usuários. Por sua vez, quem já fez a atualização de maio de 2020 deve ter percebido que o seu PC está com um pouco menos de espaço de armazenamento em disco.
Tal problema acontece por conta de o Windows manter os arquivos de sua versão anterior por um tempo na máquina antes de realizar a sua exclusão de forma automática. Felizmente, para quem não quer esperar, existe um método manual para recuperar este espaço perdido. A seguir, confira como retomar o espaço em disco tomado pela atualização de maio de 2020 do Windows 10.
Importante
Ao fazer o procedimento abaixo, você não poderá retornar para uma versão anterior do Windows como mostra este outro tutorial do Olhar Digital. Desta forma, o passo a passo a seguir é recomendado apenas para quem não teve qualquer problema ou bug ocasionado pela atualização de maio de 2020 do Windows 10.
Como apagar os arquivos da atualização de maio de 2020 do Windows 10
O primeiro método e também considerado a forma oficial de recuperar o espaço no Windows é feito com a sua ferramenta “Sensor de armazenamento”. Veja:
1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10;
2. Na janela aberta, clique em “Sistema”;
3. Agora, pelo menu localizado na parte esquerda da tela, entre em “Armazenamento”;
4. Na parte superior da tela, logo abaixo de “Armazenamento”, clique em “Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora”;
5. Deslize a página aberta para baixo;
6. Em “Liberar espaço agora”, marque a caixinha de “Excluir versões anteriores do Windows” e clique em “Limpar agora”;
7. Aguarde o processo ser realizado. Não é necessário reiniciar a máquina.
Além de fazer este processo com a ferramenta oficial do Windows, quem preferir também pode apagar a pasta “Windows.old”, que deve estar na partição principal do sistema, a mesma em que ele está instalado. Aqui, vale notar, nós só recomendamos este segundo método para quem não conseguir utilizar o caminho oficial descrito acima.
Pronto! Agora, você já sabe como retomar o espaço que estava sendo tomado em disco por conta da atualização de maio de 2020 do Windows 10.