Como apagar as gravações de comandos dados à Siri no iPhone

Recurso implementado no iOS 13.2 deixa você apagar os comandos de voz dados à Siri, que ficam armazenados nos servidores da Apple. Saiba como usá-lo!
Alvaro Scola31/10/2019 16h31, atualizada em 31/10/2019 16h50

20191031015026

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os smartphones de hoje em dia contam com assistentes virtuais, que nos ajudam para diversas situações como fazer uma busca na web, ligar para alguém e outras tarefas só com comandos de voz. Apesar da utilidade, quem tem uma preocupação maior com a sua privacidade não gosta de saber que todas as ações solicitadas para eles acabam sendo salvas nos servidores das empresas.

Felizmente, assim como o Google permite no Android, a Apple está disponibilizando uma forma de apagar o histórico de comandados dados para a Siri, a sua assistente virtual presente no iOS (sistema do iPhone). A seguir, veja como apagar o histórico de comandos dados para a Siri.

Importante

Para poder apagar os registros de comandos dados a Siri é necessário estar rodando a versão do iOS 13.2 ou superior. Caso esteja em dúvida de como instalar essa versão do sistema, confira esse guia de como atualizar o iOS.

Como apagar os comandos de voz dados a Siri

Fazer o processo mencionado acima é bem simples, sendo que a função para isso está presente nas configurações do próprio sistema e não é necessário acessar algum site ou baixar um aplicativo extra. Confira:

  1. Entre nos “Ajustes” e toque em “Siri e Busca”;

    Reprodução

  2. Na nova tela, toque em “Histórico da Siri e Ditado” e em “Apagar Histórico da Siri e Ditado”;

    Reprodução

  3. Na mensagem que surge, confirme a ação ao tocar mais uma vez em “Apagar Histórico da Siri e Ditado” e, então, em “Descartar”.

    Reprodução

Como fazer com que a Siri não salve os comandos de voz

Com o procedimento realizado acima, você apenas apagou os comandos de voz, que a Siri já havia armazenado nos servidores da Apple. Para evitar que os seus novos comandos também sejam enviados para eles, é necessário fazer mais uma configuração no iOS. Veja:

  1. Entre novamente nos “Ajustes” e vá em “Privacidade”;

    Reprodução

  2. Deslize a tela para baixo e toque em “Análise e melhorias”;

    Reprodução

  3. Na nova tela, encontre a opção “Melhorar Siri e Ditado” e desabilite a sua chavinha.

    Reprodução

Pronto! A partir desse momento, você já pode aproveitar a Siri com mais privacidade. Lembre-se que ao desabilitar essas funções, alguns resultados vistos na assistente virtual podem não ser mais exatos como antes, já que ela não terá mais o seu histórico.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital