Como gastar menos 3G no YouTube para celular

Renato Santino09/03/2018 21h11, atualizada em 11/03/2018 16h30

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube já é destino certo para muitos brasileiros que buscam música e entretenimento. Mas, assistir os vídeos no aplicativo fora de casa pode se tornar um pesadelo para quem tem um plano de dados limitado. Se este é o seu caso, é possível reduzir o consumo com algumas dicas bem simples. Confira neste vídeo-tutorial!

A primeira dica é usar o ajuste automático de resolução. Essa função faz com que o YouTube reduza a qualidade de imagem quando o telefone estiver no 3G. Para ativar, toque na sua foto no topo da tela. Em seguida, selecione configurações e toque em Gerais. Nessa tela, basta ligar a opção “Limitar dados móveis” e estará tudo certo! Se preferir fazer isso manualmente, é só tocar nos três pontinhos do player e selecionar a opção qualidade. Quanto menor a resolução, menor o consumo. Fácil, não é mesmo?

Agora, imagine que você deixou o celular tocando um vídeo sozinho e, ao voltar, o YouTube já tá em outro conteúdo, gastando os seus dados. Para evitar isso, nossa dica é desativar a reprodução automática. É só voltar para as configurações do aplicativo, dessa vez tocando em “reprodução automática”. Feito isso, desative a opção exibida. Também é possível fazer isso na chavinha acima das sugestões de vídeos.

Por fim, nossa última dica é instalar o YouTube Go no Android. Nesta versão mais leve do aplicativo, o usuário pode baixar um conteúdo no Wi-Fi de casa para assistir offline na rua. Basta procurar pelo vídeo desejado, selecionar a qualidade de imagem, tocar no botão “Baixar” e pronto! Quando terminar, é só ir na guia salvos para assistir. Infelizmente, nem todos os canais permitem o download dos seus vídeos. Mas, não deixa de ser uma ótima forma de poupar seus dados.

Conhece mais alguma dica para economizar 3G? Compartilhe com a gente nos comentários! E não deixe de conferir mais tutoriais sobre o YouTube no dev.olhardigital.com.br.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital