O Facebook recentemente tomou as notícias com o escândalo da Cambridge Analytica, que fez com que muita gente ficasse um pouco mais ciente de como seus dados são explorados muitas vezes para fins pouco nobres. O que muita gente se esquece é que o Google é outra empresa que aposta basicamente no mesmo modelo de negócios.

O Olhar Digital explicou recentemente como proceder para baixar todos os dados que o Facebook tem sobre você, o que permite ter uma noção maior do quão invadida está sendo sua privacidade quando você usa o serviço. O Google possui o mesmo recurso, que permitem acessar os gigabytes de informação que a empresa possui sobre você; veja como usar.

1. Acesse a página Google Takeout

Essa página foi criada especificamente para permitir que você faça o download dos seus dados. Você pode acessá-la por este link.

2. Selecione o que você deseja baixar

Por padrão, todos os campos estão marcados. Se você quiser baixar tudo que o Google tem sobre você, não precisa mexer em nada. Clique no botão “Próxima” para avançar.

Reprodução

3. Selecione como prefere receber esses arquivos

Em “Tipo de arquivo”, você pode selecionar se prefere que os dados sejam comprimidos em um arquivo .zip ou .tgz. Já em “Tamanho do arquivo (máx)”, você pode selecionar se as informações serão divididas em arquivos de 1 GB, 2 GB, 4 GB, 10 GB ou 50 GB; quanto menor o tamanho máximo selecionado, maior o número de arquivos para download, então esteja atento a isso. Por fim, em “Método de exibição” você pode escolher se você receberá um link de download por email ou se os arquivos serão enviados para um serviço de armazenamento em nuvem à sua escolha (é possível escolher Dropbox, Google Drive ou OneDrive).

Reprodução

4. Pressione “Criar Arquivo” para confirmar

O Google alerta que a criação desse pacotão de informações pode demorar, dependendo do volume de dados que a empresa tem sobre você. O processo pode levar algumas horas ou até mesmo dias, então você vai precisar de paciência.