Root no Android: veja como fazer e quais os prós e contras

Alvaro Scola30/08/2018 21h17, atualizada em 30/08/2018 22h30

20170221173853

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Por ser um sistema de código aberto, os usuários do Android podem fazer diversas modificações no sistema, desde instalar aplicativos de fora da loja até personalizar o seu visual por completo. No entanto, para obter controle total do celular, só mesmo com o root.

Se você usa Android há bastante tempo, já ouviu falar do root, mesmo que nunca tenha feito. Trata-se de um método para ober maior acesso às funções do aparelho é fazer o root dele. Na prática, é como se antes você usasse o celular no modo usuário e então ganhasse privilégios de administrador do dispositivo.

No entanto, esse processo é complexo e requer conhecimentos avançados do usuário para que ele não cause danos ao smartphone. A seguir, veja quais são as vantagens e desvantagens de ter root, além de aprender a fazê-lo.

Vantagens e desvantagens

Quando você utiliza o Android sem root, você consegue fazer muitas modificações, mas às vezes esbarra nas limitações impostas. Esse ajuste permite alterar configurações que vêm travadas de fábrica.

O root também abre a possibilidade de usar outros aplicativos que fazem alterações mais profundas no aparelho, como algo que envolve uma alteração de hardware ou como o sistema funciona. Um exemplo, é a possibilidade de fazer um overclock no smartphone para o ganho de desempenho, ainda que exista o risco do celular aquecer e ser danificado no processo.

Já para a parte de desvantagens do processo existem algumas informações muito importantes a serem esclarecidas. Tal como o processo de custom ROM que foi mostrado pelo Olhar Digital, fazer o root do aparelho também viola a sua garantia.

Uma questão importante é que o processo de root dá privilégios de administrador ao usuário, mas esses privilégios podem ser um problema se o celular for infectado com um vírus por algum motivo. Isso porque o software malicioso também terá acesso à raiz do sistema, conseguindo provocar danos muito maiores. Dessa forma, é necessário ter bastante cuidado com o que será feito no aparelho, pois o processo não é recomendado para quem não possui conhecimentos avançados.

Outro problema que tem se tornado mais comum em celular com root é o banimento em jogos online, com a justificativa de que o desbloqueio do aparelho facilitaria a utilização de trapaças. Recentemente, por exemplo, a Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, começou a vasculhar as pastas dos celulares Android para ver encontrar usuários com root e bani-los. A Netflix também começou a impedir a utilização do app por aparelhos com root.

Método de root

O método mais popular para o root de aparelhos Android é com o Magisk. Através dele, você poderá instalar módulos no aparelho de uma forma razoavelmente simples, pelo menos em comparação a processos mais antigos.

Para utilizá-lo são necessários alguns pré-requisitos como ter o bootloader do aparelho destravado e o TWRP para fazer o flash. O processo para obtê-los não é universal e precisa ser pesquisado no fórum do XDA-Developers para saber como se prosseguir.

Apesar do processo do bootloader e do TWRP não ser universal, a instalação do Magisk é sempre igual, ou seja, ela não muda de um aparelho para o outro. Assim, para instalá-la, é necessário apenas realizar o seu Flash pelo TWRP ou menu de recovery do aparelho.

Aviso importante

Abaixo, você confere como é feito o root do Android no aparelho da Lenovo Vibe A7010. Lembre-se que o processo muda conforme o seu aparelho e siga à risca o passo-a-passo para evitar qualquer dano ao smartphone.

Antes de tentar realizar o processo de root em seu aparelho, leia os tutoriais dele quantas vezes forem necessárias. Ao fazer um processo errado o aparelho pode até mesmo tornar-se inutilizável.

Destravando o bootloader

No caso do aparelho escolhido para o tutorial, destravar seu bootloader acaba apagando todos os dados que estavam nele. Sendo assim, antes de prosseguir, faça um backup dos seus dados e ao fim do processo, reconfigure o Android.

  1. No Android, entre na tela de “Configurações do aparelho”, vá em “Sobre o telefone” e toque sete vezes em “Número da versão”. Isto destravará o modo de desenvolvedor;

    Reprodução

  2. De volta a tela principal de “Configurações do aparelho”, entre em “Programador” e habilite as opções “Desbloqueio de OEM” e “Depuração USB”;

    Reprodução

  3. Agora, no computador, entre neste tópico do XDA-Developers e faça o download do arquivo “Unlock”;

    Reprodução

  4. Extraia o conteúdo do arquivo RAR para uma pasta de fácil acesso, preferencialmente nova. Nela, execute o arquivo “A7010_unlock”. Este processo é demorado, mesmo que ele pareça parado, não o cancele e, quando for solicitado, pressione uma tecla para continuar;

    Reprodução

  5. Agora, no celular, pressione a tecla de “Aumentar volume”. Então, segure o botão “Power” até o celular reiniciar, ele deve levar em torno de 5 minutos para iniciar apenas desta vez.

Instalando as ferramentas adb, fastboot e TWRP

Agora que o bootloader do aparelho está destravado é possível instalar um modo recovery nele com o TWRP pelo método fastboot, que será necessário para fazer o root. Antes de prosseguir, note que o Android não está mais com o modo de desenvolvedor ativo, então, refaça a primeira e segunda etapa do passo-a-passo acima.

Siga estes passos para instalar as ferramentas ADB e fastboot:

  1. Faça a instalação do Android SDK pelo Android Studio em seu computador após baixa-lo por este link;
  2. Agora, é preciso ser realizado o download do Fastboot por este link;
  3. No “Windows Explorer”, acesse este caminho: %USERPROFILE%;

    Reprodução

  4. Crie uma pasta chamada “adb-fastboot” e extraia o conteúdo do arquivo baixado do “Fastboot” para ela;

    Reprodução

  5. No menu iniciar, procure pelo item “Exibir configurações avançadas do sistema” e acesse-o;

    Reprodução

  6. Entre na opção “Variáveis de ambiente”;

    Reprodução

  7. Em “Variáveis do sistema”, selecione a opção “Path” e clique em “Editar”;

    Reprodução

  8. Adicione este parâmetro: ;%USERPROFILE%\adb-fastboot\platform-tools;

    Reprodução

  9. Clique em OK;
  10. Por fim, faça a instalação dos “Drivers ADB” com este link e reinicie a máquina.

Agora que as ferramentas estão instaladas chegou a hora de usá-las para instalar o TWRP no celular. Veja como fazer:

  1. De volta ao computador, entre neste tópico do XDA-Developers e faça o download do arquivo do TWRP mais recente;

    Reprodução

  2. Agora, realize o download deste arquivo ZIP e extraia o seu conteúdo para uma pasta;
  3. Pegue o arquivo do TWRP, baixado na primeira etapa, renomeie ele para “recovery” e substitua o arquivo que está na pasta “img” da segunda etapa deste passo-a-passo;

    Reprodução

  4. Execute o “TWRP_Install” e aguarde o processo ser finalizado;
  5. Após o processo ainda não reinicie o celular. Aperte juntas as teclas “Power + Aumentar volume + Diminuir volume” até aparecer o logo da Lenovo. Então, solte o botão “Power” e mantenha pressionado os botões “Aumentar e diminuir volume” até a tela fica preta;
  6. Você agora já estará no novo menu TWRP.

Instalando o root

Depois de todas estas etapas, finalmente chega a hora de instalar o root Magisk no Android. Siga os passos:

  1. Acesse o repositório oficial da Magisk no Github e faça o download da última versão disponível;

    Reprodução

  2. No computador, copie o arquivo ZIP para a raiz do aparelho Android;
  3. De volta ao celular, no TWRP vá em “Install” e procure o arquivo do “Magisk”;

    Reprodução

  4. Ao tocar nele, na próxima tela, marque a opção “Reboot after installation is complete” e deslize a barra em “Swipe to confirm Flash”;

    Reprodução

  5. Siga as instruções até o celular reiniciar. Caso apareça a mensagem para instalar o TWRP como um app, você pode clicar em “Do not install”.

Depois do Android ter reiniciado, você pode conferir que o Magisk Manager foi instalado no aparelho dando acesso root ao Android. A partir de lá, comece a fazer as alterações avançadas que desejar.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital