O Telegram é um dos melhores aplicativos de mensagens do momento, e muitos argumentam que ele é o melhor. Infelizmente para seus desenvolvedores, no entanto, o app só é lembrado quando o WhatsApp enfrenta dificuldade, como algum bloqueio no Brasil ou quando o serviço cai por qualquer motivo.

Sim, a base de usuários do Telegram é incomparavelmente menor do que o mais de 1 bilhão de usuários do WhatsApp, mas isso não quer dizer que ele seja inferior. Vários recursos bons e que fazem diferença no aplicativo simplesmente não existem na concorrência.

Multidispositivo

publicidade

Quer se conectar ao Telegram em três celulares, no seu tablet, no seu PC e tudo mais ao mesmo tempo? Você pode. Similar ao Messenger, do Facebook, você pode usar o serviço em diversas plataformas ao mesmo tempo, enquanto o WhatsApp ainda é profundamente limitado ao celular.

Versão web independente

O WhatsApp Web foi uma resposta a um anseio antigo da base de usuários, mas ele não deixa de ser uma gambiarra, que obriga o usuário a manter o celular ligado e conectado à internet o tempo todo para usar o recurso no PC. O Telegram não tem essa limitação; sua conta funciona de forma independente do dispositivo, o que significa que, se a bateria do celular acabar, você ainda pode acessar suas conversas em outros aparelhos.

Grupos gigantescos

O Telegram possui uma vantagem em relação aos grupos do WhatsApp. Ele permite muito mais usuários participando da mesma conversa, o que é ótimo para grupos públicos temáticos. Enquanto o Telegram permite 5.000 pessoas participando do chat, o WhatsApp está restrito a 256.

Pagamentos

Um recurso liberado recentemente. Agora, o Telegram também é uma plataforma de pagamentos, permitindo que usuários enviem dinheiro uns para os outros por meio do aplicativo. Já foi especulado que o WhatsApp deve ganhar esse recurso em breve, mas por enquanto isso ainda não existe.

Chats secretos

Para quem quer ter um pouco mais de controle sobre a conversa, o Telegram também é melhor que o WhatsApp com seus chats secretos. Embora ambos possuam criptografia de ponta a ponta, que é indispensável para qualquer conversa que queira ser totalmente privada, o Telegram também tem a opção de mensagens que se autodestroem após algum tempo.