Preserve sua privacidade: como bloquear o envio do histórico de atividades no Windows 10

Alvaro Scola13/12/2018 15h52, atualizada em 13/12/2018 15h55

20181122184155

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muitas vezes, ao utilizar qualquer sistema operacional, independentemente de sua escolha, informações sobre suas atividades são enviadas a algumas empresas. No Windows 10, na hora em que você está instalando o SO, ou até mesmo depois, é possível configurar algumas opções para lhe dar mais privacidade.

Apesar disto, um usuário do Reddit acabou descobrindo e compartilhou em um tópico que, mesmo desabilitando algumas opções no Windows, seus dados continuam a serem enviados sem o seu consentimento. Felizmente, para contornar, ao menos um pouco, desta situação em relação ao “Histórico de atividades”, existem algumas configurações extras a serem feitas para preservar sua privacidade. Confira:

Preparando a configuração

Para realizar esta configuração no Windows existem dois métodos disponíveis. O primeiro, que é mais simples, consiste em editar uma opção da política de grupo local. Confira:

  1. Aperte junto as teclas “Win + R” para abrir a janela do “Executar” e utilize o seguinte comando: gpedit.msc;

    Reprodução

  2. Na janela do “Editor de política de Grupo Local”, entre no caminho a seguir: “Configurações do computador > Modelos Administrativos > Sistema > Políticas do SO”;

    Reprodução

  3. Aqui você tem algumas opções, mas, a mais importante é a “Permitir publicação das Atividades do Usuário”. Dê um clique duplo nela;

    Reprodução

  4. Na janela que se abre, marque a opção “Desabilitado”. Feito isto, clique em “Aplicar” e em “Ok”;

    Reprodução

  5. Reinicie o computador.

De volta a tela do “Editor de política de Grupo Local”, também pode ser interessante repetir o mesmo processo que foi realizado acima com as opções “Habilita o feed de Atividades” e “Permitir upload de Atividades do Usuário”. Os outros itens que aparecem no local só teriam efeito caso as opções relacionadas as “Atividades de usuário” estivessem ativas. Logo, você não precisa fazer alterações neles.

Pronto! Depois de ter realizado todos estes passos, você enviará menos informações relacionadas as “Atividades de usuários” no Windows. Entretanto, vale lembrar que não será possível utilizar a função de linha do tempo de forma eficaz enquanto estes itens ficarem desabilitados.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital