O que é e como funciona o Tinder

Aplicativo de relacionamento conecta pessoas de acordo com seus interesses; serviço também inclui planos por assinatura com recursos extras
Redação09/09/2020 13h25, atualizada em 09/09/2020 18h35

20200909010352

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Tinder é o aplicativo de relacionamento mais popular mundo afora. Com uma proposta simples, o app permite que o você conheça outras pessoas e até inicie um relacionamento. O app trabalha com combinações que se adequam à sua orientação sexual e seu interesse por hobbies e atividades, ajudando a quebrar o gelo durante uma primeira conversa.

O primeiro passo para usar o Tinder é criar uma conta. Para isso, é preciso utilizar seu número de telefone celular, sua conta Google ou seu Facebook. Assim que selecionar a opção desejada, o aplicativo vai te direcionar para uma série de passos, onde poderá incluir suas preferências e moldar seu perfil de forma que o Tinder possa te indicar às pessoas com escolhas semelhantes às suas.

Para um passo a passo mais detalhado do processo de criação de conta, confira um tutorial completo do Olhar Digital pode ser acessado aqui.

ReproduçãoAplicativo possui utilização básica e intuitiva, com perfil customizável para encontrar uma pessoa que combine com você. Créditos: r.classen / Shutterstock

Com sua conta criada e o perfil pronto para ser mostrado a outros usuários, você será redirecionado para a tela principal, onde estão a maioria das funções do app. Conheça a seguir cada uma delas:

Match

Se acontecer um match, parabéns! Uma pessoa que você curtiu também se interessou por você. Essa é a principal função do Tinder, que te permite conhecer outras pessoas. Para dar um “like” em alguém, basta deslizar a foto dela para a direita ou clicar no botão representado pelo coração verde, passando para o próximo perfil da plataforma. Para dispensar um perfil, basta clicar no botão “X” em vermelho. Seus matches são direcionados para a tela de mensagens, outra função do aplicativo.

ReproduçãoAo conseguir um match, o aplicativo te notifica, como na demonstração acima, e permite o envio de mensagens diretas. Créditos: Mr.Whiskey / Shutterstock

Mensagens

Ainda na tela principal, é possível clicar em um ícone representado por um balão de fala, é lá que estão salvos seus matches e onde o contato com eles é feito. Na mesma interface, é possível ver conversas antigas e combinações com quem você ainda não trocou nenhuma mensagem.

Super Like

Funciona de forma semelhante ao gostei padrão, a diferença é que seu perfil será exibido de forma garantida, com sinalização, para quem receber seu Super Like, aumentando as chances do seu pretendente te notar. Essa função permite que você envie apenas um por dia no plano gratuito.

Tinder Plus e Gold

Plus e Gold são as modalidades pagas da plataforma, com a segunda opção sendo a mais completa. Ao assiná-las, você consegue dar likes de forma ilimitada, ter direito a cinco Super Likes por dia e voltar a um perfil dispensado por engano. O Gold é mais caro que o Plus e permite acessar os perfis em alta no aplicativo, bem como ver quem curtiu você, antes mesmo de retribuir o like. A versão Plus custa R$ 19,90, já o plano Gold sai por R$ 29,90, ambos em assinaturas mensais.

ReproduçãoCom o Tinder Gold, por meio do botão amarelo no canto inferior esquerdo, é possível voltar a ver um perfil descartado anteriormente. Créditos: Alex Ruhl / Shutterstock

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital