A atualização para o iOS 12 chegou aos donos de iPhone recentemente, e muitas pessoas estão reclamando sobre a duração da bateria após ter atualizado o sistema. Este problema chega a ser recorrente, mas os usuários deste sistema podem realizar algumas configurações no sistema de forma a prolongar a vida da bateria.
Se você se sentiu afetado pela atualização em relação a autonomia da bateria, o Olhar Digital separou algumas dicas para amenizar o problema. Confira:
Encontrar aplicativos com maior gasto
Com um recurso nativo do próprio iOS você consegue saber facilmente quais são os aplicativos que estão consumindo mais bateria do aparelho. Veja como usá-lo:
- Acesse a tela de “Ajustes” e entre em “Bateria;
- Deslize a tela para baixo e veja a relação de aplicativos que mais gastaram bateria.
Nesta mesma tela, aproveite para usar a opção “Modo pouca energia” em momentos que o celular já esteja com a carga baixa. Assim, o próprio iOS tomará conta de desativar alguns processos que não são essenciais para o funcionamento do sistema.
Desligar atualizações automáticas e processo que rodam em segundo plano
Por padrão, o iOS deixa que alguns aplicativos sejam atualizados automaticamente por meio da App Store downloads no aparelho sejam realizados em segundo plano. Apesar de sempre serem executados em uma conexão Wi-Fi e não implicarem em gastos na franquia de dados, eles acabam consumindo a bateria do aparelho. Para desabilitá-los, siga estes passos:
- Acesse a tela de “Ajustes” e entre em “Itunes Store e App Store”;
- Desmarque a opção de “Atualizações”.
Além do que foi mencionado acima, alguns aplicativos também executam processos em segundo plano, que podem vir a gastar a bateria mais rapidamente. Para desabilitá-los, siga estes passos:
- Na tela de “Ajustes”, entre em “Geral”;
- Toque em “Atualização em 2º plano” e desmarque os aplicativos que não sejam essenciais.
Desabilitar notificações desnecessárias
Esta pode parecer uma dica simples, mas a verdade é que ao usar o celular com muitos aplicativos rodando processos em segundo plano, o envio constante de notificações por parte deles também afetam a bateria. Sendo assim, veja como desabilitar algumas notificações:
- Entre na tela de “Ajustes” e deslize a tela para baixo até chegar na lista de aplicativos que estão instalados;
- Ao entrar em um deles, clique em “Notificações” e desmarque a opção “Permitir notificações”.
Desabilitando serviços de localização
Se os aplicativos que você utiliza no iPhone não dependem diretamente de detectar a sua localização atual. Assim, pode ser uma boa alternativa desabilitar este recurso para determinados aplicativos. Saiba como fazer:
- Na tela de “Ajustes”, entre em “Privacidade”;
- Entre em “Serviços de Localização”, selecione um aplicativo e mude-o para a opção “Durante Uso do App” ou “Nunca”.
Ajustando o brilho e zoom da tela
Deixar o brilho da tela sempre alto pode até parecer bonito e facilitar a visualização dos itens no celular, mas isso acaba gastando mais a bateria. Para fazer um ajuste nesse quesito, siga estes passos:
- Acesse a tela de “Ajustes” e entre em “Tela e brilho”;
- Se possível, diminua o brilho e mantenha o “Zoom da tela” no modo de visualização padrão. Deixar a tela com os itens aumentados também pode contribuir para um consumo mais rápido da carga da bateria.
Desabilitar processos da Siri
A assistente virtual do iOS pode ser bastante útil para realizar algumas tarefas, mas mesmo quando não está em uso roda processos para que ela possa ser acionada a qualquer momento. Se você não sente a necessidade de usá-la a todo momento, veja a seguir como desabilitar alguns destes processos:
- Na tela de ajustes, entre em “Siri e busca”;
- Desabilite a opção “Ativar ao Ouvir E aí Siri”.
As dicas foram demonstradas no iOS 12, mas elas também servem para quem ainda está usando uma versão anterior do sistema. Com elas já é possível economizar uma boa carga da bateria ao usar o iOS.