Desde o seu lançamento, há 12 anos, o YouTube se tornou uma grande plataforma de entretenimento, mas também se tornou uma ferramenta para pessoas que decidiram criar um canal próprio e ganhar dinheiro através disso.
Só no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários ativos e o país é o segundo em tempo de visualização no YouTube. Segundo a plataforma, 76% dos espectadores assistem a vídeos para ajudá-los na tomada de decisões, no momento de uma compra em loja e, no celular, o tempo de visualização no YouTube cresceu mais de 60% no país nos últimos 12 meses.
Para ajudar aqueles que estão interessados em criar um canal, o Google separou nove dicas de como fazer a página ter sucesso no YouTube. Confira:
- Público-alvo
A primeira coisa que precisa ser feita é definir um público-alvo. Dificilmente você conseguirá agradar ou atingir todos os usuários da plataforma, por isso, defina o perfil das pessoas para quem você quer exibir o vídeo; você pode levar em conta idade, sexo, classe social, posicionamento político, entre outros fatores. - Dialogável
Uma vez que o público-alvo foi escolhido, procure produzir conteúdos que conversem diretamente com os espectadores, como assuntos do interesse, solução de problemas comuns, entre outros. - Compartilhável
Na hora de produzir um vídeo, é interessante avaliar se as pessoas compartilhariam o conteúdo. Hoje em dia, com as redes sociais, o compartilhamento é uma ferramenta importante de engajamento e de divulgação do canal. - Interativo
Você também pode envolver o público com a programação do canal. Muitos youtubers perguntam para os espectadores quais temas eles gostariam de ver ou respondem os comentários em transmissões de vídeos ao vivo. - Consistente
Para um canal fazer sucesso é preciso que os espectadores saibam o que vão encontrar nele. Por isso, procure se manter dentro do tema escolhido para a sua página e procure por um tema que tenha assunto suficiente para ser abordado. - Sustentável
Não adianta nada fazer uma superprodução para gravar um único vídeo e não conseguir manter a mesma qualidade, pois se o público gostar e não encontrar vídeos parecidos, deixa de frequentar o canal. - Encontrável
Use títulos e tags mais procurados pelos espectadores para que possam ser facilmente encontrados. O mesmo vale para o nome do canal. - Acessível
Conforme o seu canal cresce, é importante pensar nos novos espectadores. Na hora da produção de conteúdo, evite vídeos divididos em mais de uma parte, por exemplo, porque uma pessoa que está assistindo a um vídeo seu pela primeira vez não vai quer procurar os vídeos anteriores para saber sobre o que você está falando. Outra opção é linkar vídeos antigos para que a pessoa possa assistir. - Colaborativo
O YouTube incentiva a interação entre os youtubers, por isso, ao montar o seu canal, avalie se há espaço para participação especial de outros criadores.