Como saber se você teve alguma senha hackeada com a extensão criada pelo Google

Alvaro Scola06/02/2019 19h58, atualizada em 06/02/2019 20h50

20180322101114

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na internet, é preciso tomar uma série de cuidados para que dados pessoais não acabem expostos. Isso inclui senhas utilizadas em serviços, que podem armazenam diversas informações. Afinal, não é incomum que hackers divulguem códigos obtidos ilegalmente e prejudiquem diversos usuários, como ocorreu no início desta semana.

Para ajudar os usuários, o Google lançou uma extensão para navegadores que informa se o indivíduo teve ou não alguma de suas senhas comprometida. A seguir, veja como utilizar a extensão oficial do Google para saber se sua senha foi hackeada.

Como funciona

A extensão, utilizada no navegador do Google, é obtida na Chrome Web Store, a loja oficial de complementos, pois não vem pré-instalada no navegador. Apesar de ser feita para o Chrome, outros navegadores que utilizam seu mecanismo também podem executá-la. Veja como é o uso:

  1. Abra o Google Chrome normalmente e acesse o link Password Checkup.
  2. Ao abrir a página, clique em “Usar no Chrome”.

    Reprodução

  3. Na mensagem que surgir, clique em “Adicionar extensão” e aguarde o processo ser realizado.

    Reprodução

  4. Um ícone referente ao complemento é adicionado ao lado da barra de endereços do navegador. Clique nele para verificar se alguma de suas senhas foi vazada.

    Reprodução

Além de verificar no histórico de navegação e na conta do Google se houve falhas de segurança, sempre que um site problemático for acessado, a extensão pode emitir um aviso se houver inconvenientes na página. Caso o complemento tenha deixado algum de seus logins de fora, é possível resetar as configurações em “Configurações avançadas”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar a extensão oficial do Google para saber se algum login foi comprometido. Lembre-se de que o uso da extensão não protege de fato: caso identifique problemas com algum de seus logins, faça a troca da senha no serviço afetado e em outros sites em que usa as mesmas credenciais.

-> Google: história, curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre a empresa

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital