Depois de o Facebook se ver envolvido em polêmicas relacionadas a privacidade, agora chegou a vez do Google. Uma matéria do Wall Street Journal revelou que empresas conseguem ter o acesso ao conteúdo dos e-mails que estão no Gmail, inclusive com a possibilidade de humanos lerem as mensagens com o intuito de treinar as máquinas, e que o Google estaria fazendo pouco para impedir esse tipo de abuso.

O problema se dá quando você permite que um aplicativo se conecte à sua conta do Google. Nem todos os apps que pedem permissão de acessar seus dados têm acesso ao Gmail, no entanto. A maior parte deles apenas pedem informações como endereço de email, nome, idade e outras informações pessoais para concluir um cadastro. Para que seja possível ler o conteúdo do Gmail, a permissão deve mencionar explicitamente a capacidade de, ler, acessar e enviar mensagens.

De qualquer forma, é sempre bom dar uma revisada em quais aplicativos estão vinculados à sua conta do Google a quais informações eles tem acesso para revogá-lo se você achar necessário. Fique atento, no entanto, porque as medidas a seguir podem impedir que você faça login em algum serviço no qual você tenha feito cadastro utilizando sua conta do Google.

Abaixo estão os passos para realizar essa tarefa:

No computador

  1. Na tela principal do Gmail, clique no ícone referente a conta do Google conforme destaca a imagem abaixo e clique em “Conta do Google”;

    Reprodução

  2. Clique em “Apps com acesso à conta”;

    Reprodução

  3. Na nova tela, vá em “Gerenciar aplicativos”;

    Reprodução

  4. Localize o aplicativo ou serviço na lista e ao clicar nele, escolha a opção “Remover o acesso”.

    Reprodução

No Android

  1. Acesse a tela de “Configurações” e toque em “Google”. Na tela seguinte, clique em “Conta Google”;

    Reprodução

  2. Vá na guia “Segurança”, deslize até encontrar a parte “Apps de terceiros com acesso à conta” e toque em “Gerenciar o acesso de terceiros”;

    Reprodução

  3. Escolha um dos aplicativos ou serviços na lista e use a opção “Remover acesso”.

    Reprodução