O Wi-Fi não é uma rede perfeita. Ele tem falhas, o sinal cai ou fica fraco. E às vezes, isso pode acontecer pela má posição do roteador estar ou porque ele, simplesmente, não tem muita potência.
Ou até mesmo porque a antena está com defeito ou o sinal do Wi-Fi está sofrendo com interferências. E, muitas vezes, a raiz do problema está nos canais.
Logo, a seguir, vamos ver o que são esses canais, como saber qual deles está usando nosso roteador, quais são os mais adequados para utilizar e, claro, como mudar tudo a partir do seu celular Android.
Canais Wi-Fi e interferência
Vamos começar com o básico. A maioria dos roteadores Wi-Fi trasmite na banda de 2,4 GHz , que é o clássico e com o qual todos os telefones são compatíveis. Isso varia de 2.412 MHz a 2.472 MHz e é dividido em 13 canais. Esses 13 canais compartilham um espectro de 100 MHz, mas cada um tem 20 MHz, então se fizermos as contas … elas não se encaixam no espectro de 100 MHz. A menos que esses canais se sobreponham, é claro.
Isso é exatamente o que acontece. Os canais se sobrepõem, de modo que cada um ocupa uma parte do espectro subjacente. E isso acaba por enfraquecer o sinal de Wi-Fi.
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Uma solução possível é a mover-se para a banda de 5 GHz , que é menos saturada à medida que tem 25 canais não sobrepostos e alta velocidade (mas sinal menos potente). Porém, nem todos os roteadores pode transmitir nessa banda, principalmente os mais antigos. Além disso, nem todos os telefones têm uma antena compatível com a banda de 5 GHz , portanto, não é uma solução, digamos, universal. O que resta, então? Mudar o canal.
Antes de mudar de canal, você precisa saber qual deles está usando
E para qual canal você deveria mudar? O menos saturado, claro. Para saber qual é, use um aplicativo totalmente gratuito e conhecido no Google Play chamado Wi-FI Analyzer. Ele mostrará todos os roteadores Wi-FI que estão transmitindo perto de você, a potência deles e o canal que eles estão usando, tudo em um gráfico.
Como pode ver acima, temos muitos roteadores emitindo em nosso canal ou se sobrepondo ao nosso, o que pode causar interferência, quedas, reduções de velocidade, etc. Com essa informação, temos o suficiente para mudar o canal, mas podemos ir além.
Se você deslizar três vezes para a esquerda, você acessará uma classificação. Clique em “Escolha o seu AP” e selecione sua rede Wi-FI. Ele mostrará qual canal você está usando agora e qual é, de acordo com o que está ao seu redor, o que você deve alterar para ter uma conexão ideal. Os 14 sempre sairão com todas as estrelas, mas não podem ser usados. No nosso caso, estamos usando o 4 e estaríamos interessados em movê-lo para 14 (não podemos), então movemos para 13 ou 12.
E agora nós mudamos facilmente
Nós já conhecemos o canal ideal, então agora é hora de mudá-lo em nosso roteador. Para fazer isso, abra qualquer navegador da web, seja no seu celular ou computador, e escreva o endereço 192.168.1.1 .
Ele pedirá algumas credenciais que, se você não as alterou, provavelmente são admin e 1234 ou uma combinação de ambas. A dica é olhar também embaixo do roteador já que, geralmente, o técnico de instalação deixa anotado na etiqueta o usuário e senha.
Agora vai depender do roteador que você tem acesso para estar em um lugar ou outro, mas basicamente você deve procurar a opção de mudar o canal de broadcast. Por padrão, ele geralmente é configurado no modo automático, uma opção recomendada, pois, em teoria, o dispositivo escolhe aquele que melhor se adapta à nossa localização. Mas se você ainda quiser alterá-lo, selecione a seção correspondente.
Salve as modificações e pronto! O canal está alterado. Em teoria, você deve notar um pequeno corte no sinal e, em seguida, uma melhoria na conexão. Pode ser temporário , porque se os roteadores de seus vizinhos estiverem configurados como automáticos e detectarem que o canal que você está usando é o melhor, eles serão alterados e você terá que repetir o processo. Mas, pelo menos, você já sabe como fazer isso.