Ao comprar um notebook, você sempre deve tomar alguns cuidados para escolher a melhor opção que se adeque as suas necessidades. E, é claro, você nunca espera ter problemas com ele, mas se isto ocorrer, a melhor opção é procurar a sua assistência técnica autorizada no Brasil.

Como cada marca adota um método diferente para fazer a manutenção de seus aparelhos, o Olhar Digital entrou em contato com as principais marcas de notebooks no Brasil, como a Acer. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Acer no Brasil.

A Acer possui atendimento online, visita técnica ou é necessário ir até uma loja ou assistência autorizada? É possível fazer o envio do aparelho via correios ou por outro meio?

O site da Acer possui um chat online, disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h, ou o Centro Nacional de Serviços Acer: 0800-762-2237 (das 8h às 22h de Segunda-feira à Sábado e aos Domingos das 10h às 18h – horário de Brasília, com exceção de alguns feriados) para falar com seus técnicos. Além deles, no site ainda existe um campo de suporte em que o consumidor consegue ver as perguntas mais frequentes (A Acer responde) e o Acer Community, um ambiente onde os usuários de produtos Acer compartilham dúvidas, experiências e conhecimentos.

Caso seja necessária uma análise técnica no Centro Nacional de Serviços da Acer, para equipamentos dentro de garantia, será aberta uma solicitação de reparos, que pode ser feita através do site ou do 0800 762 2237, sem custo de envio pelos Correios.

Como encontrar a assistência técnica autorizada mais próxima?

Para encontrar a assistência técnica mais próxima, é necessário entrar em contato com a Acer por seu site ou pelo telefone 0800-762-2237 para receber um código de postagem e encaminhar seu equipamento em garantia para o Centro Nacional de Serviços Acer através de uma agência dos Correios. A Acer atende todos os municípios do Brasil.

Como identificar se o aparelho ainda está na garantia?

A garantia do produto Acer é de um ano, sendo este um ano composto por 90 dias de garantia legal e mais 275 dias de garantia contratual, a partir da data da compra do produto. Informações sobre a data do aparelho podem ser obtidas a partir de sua nota fiscal.

A empresa oferece algum método de recuperação de dados do HD?

O cliente é aconselhado a fazer o backup das informações antes do envio do equipamento para o Centro Nacional de Serviços. Por questões de segurança e confidencialidade de informações, a Acer não acessa os dados do HD.

O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?

A Acer não oferece este tipo de opção, uma vez que o processo de reparo é rápido e o tempo para realizar a logística de envio e os processos fiscais de empréstimos seriam superiores a ele.

Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?

A Acer segue o que está previsto no Código do Consumidor, tendo o prazo máximo de 30 dias, mas 90% dos equipamentos são reparados em até uma semana.

Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e é necessário pagar pelo serviço?

A garantia do aparelho é violada em casos de mau uso, dano físico do equipamento, quebra da tela ou derramamento de líquidos. Maiores informações podem ser obtidas no próprio manual de instruções do produto.

Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado? Se sim, por que?

Em caso de problemas com peças, todo aparelho possui reparo, contanto que o componente esteja disponível. Exceções são defeitos intermitentes, que podem ser de difícil detecção (ou reprodução) em um ambiente controlado, como o laboratório do Centro de Reparos. Nestes casos, o técnico pode recomendar a troca do produto por um novo, para evitar reincidência de vício.