Ao comprar um telefone celular, você sempre espera não ter problemas com o aparelho, mas em eventuais situações pode se tornar necessário entrar em contato com a marca dele para resolver um problema. Apesar das leis do Brasil serem similares quanto a garantia de produtos, o processo para levar o aparelho até uma assistência ainda varia bastante dependendo de sua fabricante.
Para lhe ajudar a saber um pouco mais como funcionam os processos das assistências técnicas no Brasil, o Olhar Digital entrou em contato com as maiores marcas de smartphones, como a fabricante Samsung. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Samsung no Brasil.
O atendimento é feito online e/ou presencial em centros autorizados?
A Samsung oferece um atendimento online aos seus consumidores por meio de redes sociais, e-mails e site. Além do atendimento padrão para dúvidas, em alguns casos, é possível solucionar alguns problemas de seus aparelhos por meio de acesso remoto, em que um analista de suporte consegue controlar o celular com a sua permissão.
Já para o atendimento presencial, a Samsung conta atualmente com mais de 500 centros de serviços autorizados. Além disto, caso o cliente prefira, também é possível fazer o envio do aparelho para uma assistência via Correios.
Por fim, para as linhas de produtos mais recentes, ainda existe o serviço Samsung Concierge, que oferece um retorno para seus consumidores em um prazo máximo de 48 horas.
Como se encontra a assistência técnica autorizada mais próxima?
Para encontrar o centro de serviço autorizado mais próximo, basta acessar este link do site da Samsung e entrar com o seu CEP.
Como saber se o aparelho ainda está na garantia?
Para saber se o seu aparelho da Samsung ainda está na garantia, é necessário verificar a nota fiscal do produto. Caso ainda tenha dúvidas sobre o processo, é possível entrar em contato com os canais de atendimento da Samsung para se certificar da garantia do aparelho.
O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?
Essa questão foi respondida pela Samsung.
Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?
Cada caso de aparelho que necessite de reparo é individualmente analisado pela Samsung. De toda forma, a marca não informou ao Olhar Digital um prazo máximo para a realização de reparos.
Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e o consumidor precisa pagar pelo serviço?
A garantia fica violada quando ocorre o uso inadequado do aparelho, em desacordo com as recomendações contidas no manual do produto e seu respectivo Termo de Garantia Contratual.
Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado?
A Samsung afirma que busca sempre atender os consumidores da melhor maneira possível e analisar todas as suas necessidades. A empresa utiliza novas tecnologias para suprir a necessidade de atendimento rápido e efetivo, certificando-se que o consumidor saia da experiência de atendimento o mais satisfeito possível. No entanto, a companhia não especificou em quais situações o conserto de um celular pode não ser realizado.